Opinião: Voto consciente é um dever e uma escolha - Economia - O Sol Diário

Vote Consciente31/08/2016 | 07h01Atualizada em 31/08/2016 | 09h17

Opinião: Voto consciente é um dever e uma escolha

Opinião: Voto consciente é um dever e uma escolha U. Dettmar/asics/Divulgação TSE
Foto: U. Dettmar/asics / Divulgação TSE

"Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição" - Constituição da República Federativa do Brasil.

A frase acima é forte, bonita, assertiva, mas parece que a ela conferimos pouca importância. Às vésperas das eleições municipais, vale uma reflexão sobre a democracia no Brasil. Como temos encarado hoje o direito de votar? Será que estamos exercendo o poder que a Constituição nos assegura e escolhendo conscientemente os nossos representantes?

Veja também:
Qual a função do prefeito de uma cidade?
Jovens de Blumenau criam projetos para melhorar a vida da cidade

De pouco adianta reclamar se tudo passa por cada um de nós, que exercemos a cidadania com o direito ao voto, instrumento fundamental da democracia e de transformação na sociedade. Porém, o que vemos nos dias de hoje é que as pessoas não estão dimensionando a importância do seu voto na construção social.

O voto virou moeda de troca, não se pensando mais no coletivo e sim naquilo que imediatamente trará algum pequeno benefício, esquecendo-se o que virá depois, o futuro. O voto é conquista do povo e em prol dele é que deve ser usado, com critério e responsabilidade. 

A escolha de um governante exige grande responsabilidade. Afinal, a eles caberá a tomada de decisões vitais sobre o futuro de todos.Apesar do desânimo causado por anos de problemas e corrupção, a política e as instituições ainda são os meios que nos permitem o acesso a direitos, liberdade e cidadania. 

Por isso, temos que afastar o descaso e efetivamente conhecer a origem e formação dos candidatos, suas pretensões, suas ideias, sua trajetória de vida. São requisitos fundamentais para se escolher quem almeja um cargo público.Vote de forma consciente!

Texto: Sávio da Assunção Milanez
Presidente da Subseção de Tijucas da OAB/SC

SOBRE A CAMPANHA

A campanha multimídia Vote Consciente é uma iniciativa liderada pelo Diário Catarinense e pela OAB Santa Catarina, com a adesão dos demais veículos da RBS no Estado, e que tem o objetivo de alertar o eleitor catarinense sobre o papel decisivo de cada um na decisão que sai das urnas.

Com a proximidade de mais uma eleição municipal, em 2 de outubro deste ano, a campanha bate forte na tecla da responsabilização do eleitor, convocando todos os cidadãos a refletirem sobre a maneira como encaram a política em suas cidades, no Estado e no país.

Participe usando #voteconsciente
Saiba mais em diariocatarinense.com.br/voteconsciente

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioPolícia localiza carro que atropelou triatleta na SC-401 https://t.co/cVWjHO7f9Ohá 49 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioEleições 2016: RBS TV promove debate entre candidatos a prefeito de Joaçaba https://t.co/B5TbQPid4phá 49 minutosRetweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros