Para Temer, placar do impeachment é "reconhecimento" a seu governo interino - Economia - O Sol Diário

61 votos31/08/2016 | 19h39Atualizada em 31/08/2016 | 20h12

Para Temer, placar do impeachment é "reconhecimento" a seu governo interino

Peemedebista acompanhou votação do Senado no Palácio do Jaburu e depois seguiu para o Planalto

Para Temer, placar do impeachment é "reconhecimento" a seu governo interino Beto Barata/Presidência da República/Divulgação
Temer assina notificação enviada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, quanto à votação que decidiu pelo impeachment de Dilma Rousseff Foto: Beto Barata / Presidência da República/Divulgação
Carlos Rollsing e Guilherme Mazui/RBS Brasília

guilherme.mazui@gruporbs.com.br

Michel Temer acompanhou do Palácio do Jaburu, ao lado do ministro Eliseu Padilha (Casa Civil), a votação final do impeachment. Efetivado na Presidência, seguiu ao Palácio do Planalto, ingressou no seu gabinete e cumprimentou um a um os demais ministros, que estavam no local desde a manhã. Festejado, disse uma frase para definir o significado dos 61 votos que cassaram Dilma Rousseff, o placar mais elástico desde o início do processo no Senado:

— A votação é o reconhecimento de que o governo já dá respostas.

Leia mais
Michel Temer toma posse como presidente após impeachment de Dilma
"A História será implacável com eles", diz Dilma sobre apoiadores do impeachment
Dilma se muda para Porto Alegre neste fim de semana

Durante o último ato do julgamento, a equipe ministerial e integrantes do segundo escalão se reuniram na antessala do gabinete presidencial, no terceiro andar do Planalto, para acompanhar o desfecho do impeachment. Em um dos sofás, estavam lado a lado Henrique Meirelles (Fazenda), Leonardo Picciani (Esporte) e Helder Barbalho (Integração Nacional). Mexiam nos celulares para passar o tempo.

Aniversariante do dia, Meirelles recebia felicitações pelos 71 anos. Os ministros gaúchos, exceto Padilha, foram ao Planalto logo cedo: Osmar Terra (Desenvolvimento Social), Ronaldo Nogueira (Trabalho), Fábio Medina Osório (AGU) e Sérgio Etchegoyen (GSI). Ali mesmo foi montado um buffet para o almoço, já que muitos chegaram ainda pela manhã. Havia macarrão e um deputado levou carne assada, arroz, torresmo e frutas. Para petiscar, queijo minas, pão de queijo, goiabada e sorvete.

Depois da votação, já em clima festivo, Temer recebeu o deputado Beto Mansur (PRB-SP), primeiro-secretário da Câmara, que lhe entregou a notificação. Ele deveria estar às 16h no plenário do Senado para ser empossado. Ele seguiu no carro oficial, enquanto os titulares da Esplanada e convidados foram em vans. Às 16h42min, foi aberta a sessão e, dez minutos depois, Temer deixava o Senado na condição de presidente da República.

A notificação assinada por Temer

Documento assinado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, informando oficialmente o resultado do impeachment, foi assinado por Michel Temer às 15h30min. A notificação foi entregue pelo deputado Beto Mansur (PRB-SP) e pelo senador Vicentinho Alves (PR-TO), que ocorreu no gabinete presidencial, no terceiro andar do Planalto. Em seguida, Temer seguiu para o Congresso para tomar posse.

"Mensagem nº 144 (SF)

Excelentíssimo Senhor Vice-Presidente da República, no exercício do cargo de Presidente da República,

Participo a Vossa Excelência, nos termos do art. 71 da Lei nº 1.079, de 10 de abril de 1950, para conhecimento, que foi promulgada, conforme autógrafo junto, a agosto do corrente ano, que 'Dispõe sobre sanções no Processo de Impeachment conta a Presidente da República, Dilma Vana Rousseff, e dá outras providências'.

Atenciosamente,

Senador Renan Calheiros

Presidente da Senado Federal"

Leia as últimas notícias de Política

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioExposições e atrações musicais marcam início do 5º Colmeia https://t.co/91aSNAxr6Ahá 13 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioAmigas criam grupo de conversa para ajudar na luta contra o câncer https://t.co/IjyQlWfOiqhá 19 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros