Pedro Machado: em julho, Blumenau fecha mais vagas do que cria novos empregos pelo quarto mês seguido - Economia - O Sol Diário

Economia27/08/2016 | 06h02

Pedro Machado: em julho, Blumenau fecha mais vagas do que cria novos empregos pelo quarto mês seguido

Já são quatro meses seguidos em que a economia de Blumenau fecha mais vagas de trabalho do que cria novos empregos. Em julho, 320 postos foram eliminados no município, mostram dados do Ministério do Trabalho divulgados quinta-feira.

Só o setor de serviços, no último mês, perdeu 387 vagas. No comércio foram 110 a menos. A boa notícia é que a indústria deu sinais de recuperação, gerando 232 (havia fechado 993 em junho).

:: Leia mais notícias do colunista Pedro Machado

O resultado de julho derrubou para 622 o saldo de criação de empregos no município no acumulado de 2016. Como já destaquei outras vezes, é preciso considerar que houve muitas contratações na administração pública, principalmente entre janeiro e fevereiro – foram 1.306 vagas abertas no setor no ano.

São, em sua maioria, profissionais admitidos em caráter temporário que terão contratos rescindidos ao final do ano. Por isso, na prática, é como se essas contratações não valessem. Desconsiderando esse dado, a cidade amargaria um déficit de 684 vagas.

É pouco provável que o ritmo continue negativo nos próximos meses. O segundo semestre é tradicionalmente melhor tanto para a indústria quanto para o comércio, sobretudo pelo início das encomendas para o Natal e para as festas de fim de ano.

No caso de Blumenau, há também o fator Oktoberfest. Direta ou indiretamente (neste caso em hotéis, restaurantes e no comércio), graças à festa foram abertas cerca de 3 mil vagas de emprego temporárias no ano passado.

JORNAL DE SANTA CATARINA

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioEm jogo ruim, Chapecoense perde fora de casa para o Grêmio https://t.co/FslMKlnufshá 4 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioIdosa de 75 anos morre após ser atropelada na BR-470, em Navegantes https://t.co/pNyJSDKdBshá 9 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros