Desistências mudam cenário da disputa eleitoral em cidades do Vale do Itajaí - Economia - O Sol Diário

Eleições 201612/09/2016 | 22h47

Desistências mudam cenário da disputa eleitoral em cidades do Vale do Itajaí

Desistências mudam cenário da disputa eleitoral em cidades do Vale do Itajaí reprodução/facebook
Jonas (e) vai substituir Ciro Roza (centro) na coligação Foto: reprodução / facebook

O ex-prefeito de Brusque, Ciro Roza (PSB), desistiu de concorrer ao Executivo municipal na noite desta segunda-feira. O candidato anunciou a decisão nas redes sociais sem dar mais detalhes sobre o que motivou a renúncia da candidatura. Com a desistência, o novo candidato a prefeito da coligação será o médico Jonas Paegle (PSB), que concorreu a vice na chapa de Roza na última eleição e era candidato a vereador. O nome do vice, Ari Vequi (PMDB), foi mantido.

– Tomo hoje uma decisão importante neste momento da eleição. Mesmo ainda tendo recursos jurídicos para defender minha candidatura, decidimos conjuntamente com todos os partidos da coligação indicar o Dr. Jonas como nosso substituto para concorrer ao cargo de prefeito – afirmou, em nota no Facebook. Até as 22h desta segunda o celular de Roza permanecia desligado. Uma coletiva está marcada para esta terça.

O presidente do PSB de Brusque, Dagomar Carneiro, confirmou a desistência e a mudança nas candidaturas e afirmou que a decisão foi tomada para evitar uma nova judicialização no Executivo. Na semana passada, a juíza Camila Coelho, da 86ª Zona Eleitoral, aceitou um dos seis pedidos de impugnação de candidatura apresentados contra ele. Nesta segunda o PSB ainda tentou uma liminar para garantir a presença de Roza na campanha, mas o pedido foi indeferido e a desistência foi confirmada.

O candidato enfrenta negativas da Justiça Eleitoral desde 2012 e está considerado inelegível até 2020 com base na Lei da Ficha Limpa devido a uma condenação por improbidade junto à Justiça Federal.
 
Renúncia também em Ibirama
O atual prefeito de Ibirama, Osvaldo Beltramini (PMDB), também desistiu da candidatura à reeleição. A decisão, segundo o advogado da campanha, Inácio Pavanello, ocorreu por motivos de saúde, já que o candidato está tratando um câncer. Com a renúncia da candidatura, o vereador Adriano Poffo (PMDB) assume a cabeça de chapa. O nome do vice, Jucélio José de Andrade, foi mantido. As mudanças foram protocoladas no último dia do calendário eleitoral para troca de candidaturas.

Na semana passada, a Justiça Eleitoral de Ibirama indeferiu o pedido de candidatura de Beltramini por conta de uma doação ilegal que ele fez para a campanha de um candidato a deputado em 2014.

JORNAL DE SANTA CATARINA

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioIvo Müller comemora prêmio de Melhor Vilão e interpreta médico em seriado sobre saúde pública https://t.co/Zhj0yZqkO0há 2 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioJosé Aldo fala em aposentadoria e desce a lenha sobre tratamento do UFC https://t.co/YcTf4i0O5mhá 4 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros