Pedro Machado: prefeitura de Blumenau prepara estudo sobre marina no Itajaí-Açu - Economia - O Sol Diário

Economia11/09/2016 | 21h29

Pedro Machado: prefeitura de Blumenau prepara estudo sobre marina no Itajaí-Açu

Pedro Machado: prefeitura de Blumenau prepara estudo sobre marina no Itajaí-Açu Patrick Rodrigues/Agencia RBS
Estrutura seria construída em área na Ponta Aguda Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS

A Secretaria de Turismo de Blumenau encomendou à empresa HS Arquitetos a elaboração de um projeto que prevê a construção de uma marina às margens do Rio Itajaí-Açu. A estrutura ficaria próxima à Penitenciária Industrial, com acesso pela Rua Silvano Cândido da Silva Sênior, no bairro Ponta Aguda.

:: Leia mais informações de Pedro Machado

O problema é que o terreno pertence ao governo federal. A ideia é apresentar o estudo ainda neste ano, depois das eleições, à Secretaria do Patrimônio da União pedindo a doação do espaço. Como ele não está sendo utilizado, o secretário Ricardo Stodieck confia na liberação.

Se o governo doar a área, o mais provável é que a marina seja construída por meio de uma parceria público-privada, via concessão. O estudo, porém, está em fase embrionária. Detalhes sobre o valor do investimento e número de vagas secas e molhadas para as embarcações, por exemplo, ainda estão sendo analisados antes de um possível lançamento da licitação. Também é preciso avaliar quais seriam os tipos e tamanhos de barcos – ou outros veículos aquáticos, como jet skis – que poderiam atracar.

O que já está praticamente definido é que o projeto contemplaria infraestrutura turística, com espaço para praça de lazer e alimentação e estacionamento para ônibus de turismo. Outra iniciativa é a criação do Parque Enxaimel, uma espécie de museu a céu aberto que reuniria casas edificadas a partir desta técnica de construção.

A construção de uma marina no Rio Itajaí-Açu está prevista no Plano Municipal de Turismo, que virou lei em abril. A estrutura contempla um dos objetivos do documento, que é tornar o nosso maior curso d’água em um atrativo de lazer e cultura. É um investimento de longo prazo, para sair do papel daqui há alguns anos. Mas é importante que a cidade não dê as costas para o rio e não se lembre dele apenas em épocas de enchente.

Um primeiro passo para valorizar o Itajaí-Açu foi dado sexta-feira, com o lançamento oficial do Blumenau a Bordo, iniciativa da Secretaria de Turismo em parceria com a Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar) e a Projecta Eventos. Nos dias 5 e 6 de novembro, o rio será palco de atrações gratuitas que incluem passeios de jet-ski e stand-up, noções básicas para navegação, oficina de pesca, test-drive de lanchas e curso prático para Arrais.

JORNAL DE SANTA CATARINA

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioDois motociclistas morrem em acidentes em rodovias estaduais https://t.co/UsR3394avlhá 6 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioNos pênaltis, Chapecoense elimina o Independiente e se classifica para as quartas de final da Sul-Americana https://t.co/3oGAi7zdG0há 9 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros