Voto em branco e voto nulo: existe diferença? - Economia - O Sol Diário

Vote Consciente26/09/2016 | 11h43Atualizada em 26/09/2016 | 11h43

Voto em branco e voto nulo: existe diferença?

Voto em branco e voto nulo: existe diferença? Nelson Jr/TSE
Foto: Nelson Jr / TSE

Primeiramente existe a diferença na forma de votar. O voto em branco é aquele em que o eleitor aperta o botão branco na urna eletrônica, manifestando que não tem preferência por nenhum dos candidatos que disputam a eleição. Já o voto nulo é aquele no qual se digita um número qualquer, sem que corresponda a nenhum candidato, confirmando em seguida.

Veja também:
Fórum CBN discute corrupção e política
Fecoagro adere à campanha Vote Consciente
Guia especial ajuda o eleitor a votar melhor

Além disso existe uma diferença na forma como esses votos são interpretados: enquanto o voto branco é encarado como uma manifestação de desinteresse por qualquer proposta em particular, o voto nulo é visto mais como um símbolo de descontentamento com o cenário político.

Na prática, tanto votos em branco quanto nulos não são contabilizados no resultado final. As diferenças na nomenclatura e no procedimento servem para que o eleitor possa expressar com mais clareza a sua intenção.

– Quando o eleitor vota em branco ou nulo demonstra descontentamento com o quadro político, seja ele nacional, estadual ou municipal. É uma forma legal de protestar contra o sistema político – destaca o presidente da Subseção da OAB em Biguaçu, João Antônio de Souza Trajano.

Anulação após o voto

Existe ainda a possibilidade de parte dos votos ser anulada após o pleito, no caso dos candidatos que disputam a eleição mas têm a diplomação impedida pela Justiça Eleitoral. 

Além disso vale lembrar que a ideia de que, caso mais de 50% dos votos totais sejam nulos, a eleição seria anulada é um mito. A lei prevê que o resultado final considera apenas os votos válidos, excluídos da contagem os brancos e nulos.

SOBRE A CAMPANHA

A campanha multimídia Vote Consciente é uma iniciativa liderada pelo Diário Catarinense e pela OAB Santa Catarina, com a adesão dos demais veículos da RBS no Estado, e que tem o objetivo de alertar o eleitor catarinense sobre o papel decisivo de cada um na decisão que sai das urnas.

>> Saiba mais acessando o guia especial Vote Consciente.

Com a proximidade de mais uma eleição municipal, em 2 de outubro deste ano, a campanha bate forte na tecla da responsabilização do eleitor, convocando todos os cidadãos a refletirem sobre a maneira como encaram a política em suas cidades, no Estado e no país.

Participe usando #voteconsciente
Saiba mais em diariocatarinense.com.br/voteconsciente

sciente

 
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros