Claudio Loetz: empresários no poder em cidades do Norte de SC - Economia - O Sol Diário

Livre Mercado 03/10/2016 | 07h03

Claudio Loetz: empresários no poder em cidades do Norte de SC

Em Jaraguá, elegeu-se Antidio Lunelli, dono de grupo empresarial com negócios em Guaramirim

Claudio Loetz: empresários no poder em cidades do Norte de SC Maykon Lammerhirt/Agencia RBS
Antídio Lunelli é o novo prefeito de Jaraguá do Sul Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

Empresários vão comandar pelo menos duas das principais economias da região Norte de Santa Catarina. Em Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, dono de grupo empresarial com negócios na cidade, em Guaramirim e em outros municípios, é o nome novo a conquistar a cadeira, hoje ocupada por Dieter Janssen.

Lá, na terra da WEG, da Marisol, da Malwee, o eleito prega uma gestão baseada nos resultados, a exemplo do que se faz nos negócios privados. Herdará uma prefeitura sem caixa e com demandas sociais crescentes. Lá, os problemas são tantos, que Dieter, com baixa popularidade, desistiu de disputar a reeleição.

Em Joinville, o embate final se dará entre a racionalidade pragmática de um administrador de empresas interessado em dar continuidade a uma forma racional de tocar a Prefeitura – Udo – e um político com raiz no discurso vivenciado por anos, no Legislativo, tanto na Câmara de Vereadores, como na Assembleia Legislativa.

Um – Udo – controlando gastos, impondo sua visão austera, brandindo a racionalidade. Outro – Darci – com o ímpeto do novo, na expectativa, agora, de reverter a desvantagem dos votos. Aposta na ideia de que os joinvilenses querem mudanças. Repete o mantra de cuidar dos bairros. Promete e sonha alto.

No caso de o atual prefeito conseguir a reeleição, serão três os mandatários com perfil empresarial e vindos da iniciativa privada. Os dois já garantidos são os de São Francisco do Sul e de Jaraguá do Sul.

Na cidade litorânea, Renato Gama Lobo, importante operador portuário, chegará ao poder em 1º de janeiro, depois de uma eleição de tirar o fôlego. A vitória, com pouco mais de cem votos de diferença, dividiu a cidade, exatamente, ao meio. Péssimo para ele, porque a governabilidade exige maioria no Legislativo e tão importante quanto ter apoio de lideranças que detém influência na sociedade. Terá de compor a duras penas.

A cidade tem na atividade portuária dois terços ou mais da riqueza gerada. Ele vai ter de conviver com a penúria financeira. Algo comum às prefeituras, em função da crise econômica de três anos, que diminuiu arrecadação nos três níveis de poder – municipal, estadual e federal. Nas duas cidades, há uma demanda comum: a luta para as obras de duplicação da BR-280 acontecerem de fato.

Em Joinville, Udo, também empresário, chega ao segundo turno com votação grande, mas insuficiente para acabar o jogo já neste domingo. A impossibilidade de vitória imediata obriga-o a uma complicada negociação de bastidores para tentar arrancar apoios improváveis no segundo turno, em 30 de outubro. Como já se viu nas duas últimas semanas, será todos contra Udo. Por óbvio, Tebaldi (PSDB) e Carlito (PT)vão caminhar para o outro lado. Ou para a indiferença.

Claro que neste momento, nem Udo, nem Darci, vão querer apoio petista, visto que o partido é percebido como produtor de corrupção no plano nacional. E mesmo porque,inexiste qualquer afinidade de pontos de vista sobre como gerir o município. Em relação ao tucano perdedor, natural sua inclinação pelo deputado estadual. Se não for por outra razão, porque há uma conhecida e pública visão distinta de mundo, entre ele e Udo.

Agora, sem descanso, chega o momento de articulações de bastidores em busca dos apoios variados. Não só de políticos. Mas também de quem detém liderança nos bairros ou influência setorial relevante. Darci deverá ter o governador Raimundo Colombo mais próximo do que foi no primeiro turno. Há quem pense que isso não ajuda. De todo modo, Darci e Colombo são do mesmo partido. Joinville necessita dos recursos do governo do Estado.

Nos três municípios – Joinville, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul – variando o contexto socioeconômico, há algumas convergências. Principalmente em relação à necessidade de melhoria de infraestrutura. São, principalmente, os casos de Joinville e Jaraguá do Sul, onde obras de mobilidade são vitais.

Em São Francisco do Sul, colocar em prática um novo plano diretor será um dos desafios. Nenhum dos dois empresários eleitos (Lunelli e Renato Gama) terá vida fácil. Evidentemente, o ganhador de 30 de outubro em Joinville também não.

A preferência conhecida

Esmagadora maioria dos mais importantes empresários joinvilenses vão de Udo Döhler contra Darci de Matos no segundo turno, em 30 de outubro. Isto é público. Não há disfarce. Desde o começo da campanha, essa preferência era nítida, tanto em conversas pessoais e até entre grupos de empreendedores. Lideranças qualificadas reconhecem, abertamente, ser esta mesmo a opção natural: empresário tende a votar em empresário.

Entre os pares, prevalece a noção de que, também no setor público, o dirigente – no caso, o prefeito – tem de se comportar com a clareza de um administrador que busca o máximo resultado com os recursos – de pessoal, financeiros e de materiais – disponíveis. A outra alternativa – Darci de Matos – é um perfil que agrada menos aos donos do capital. Nada pessoal, dizem. E um ou outro acrescenta:

Joinville perderia um bom deputado estadual, podendo ganhar um prefeito sem a experiência administrativa e de gestão da coisa pública. É este o raciocínio daqueles que têm investimentos a fazer na cidade. E reivindicações generalizadas ao poder público.

Palpites

Antes da abertura das urnas, às 17 horas, perguntamos aos candidatos a prefeito de Joinville, ou a seus assessores diretos, qual o percentual de votos que imaginavam fazer. Xuxo desdenhou das pesquisas, riu da lógica e apontou índice absolutamente em desacordo com o desempenho real. As urnas colocaram uma vírgula na sua pontuação. A assessoria de Tebaldi sonhava com o dobro do que conseguiu. No mais, bom senso.

Lápide

Circula pela internet uma imagem para a história: uma lápide com a inscrição: PT – 1980-2016.

Todos em Joinville

O mundo político de Santa Catarina estará em Joinville na campanha eleitoral de segundo turno. Eventual vitória de Udo Döhler o tornará o nome mais influente dentro do PMDB em âmbito estadual. Essa realidade é mais do que apenas um dado isolado de um momento. A se concretizar, a dimensão política do atual prefeito de Joinville crescerá exponencialmente.

Diante disso, caciques do PMDB estadual já torcem contra a vitória de Udo em Joinville. Sabem que ele pode estragar os planos e comprometer as ambições destes políticos profissionais de carreira. Mesmo que seja improvável Udo aspirar a uma candidatura a governador em 2018, a cena política muda rapidamente e nada deve ser descartado.

Outro olhar é em direção ao PSD de Darci e de Gelson Merisio. O presidente da Assembleia Legislativa é candidatíssimo a governador daqui a dois anos. Vai daí ele virá com força em apoio ao adversário do peemedebista. Darci prefeito reforçará muito as pretensões do político da região Oeste em 2018.

De Joinville, já há um nome interessado em ser governador: Paulo Bauer (PSDB). Ele já se apresenta como pré-candidato. Daí, não faz sentido Udo lançar-se, na hipótese de vencer dia 30. O cenário está posto.

Fora do baralho

O eleitorado de Joinville descartou Marco Tebaldi como opção para prefeito de Joinville. A terceira colocação no pleito deste domingo é demonstração inequívoca de que o eleitorado rejeita-o claramente. Ficará circunscrito a disputas para cargos legislativos.

Propostas do comércio

A CDL de Joinville vai entregar novas ideias aos dois finalistas da disputa municipal. A prioridade é melhorar a segurança pública. O documento, extenso, está sendo montado há quatro meses, diz o presidente da entidade, Frederico dos Santos. O texto, nos detalhes, está sendo guardado com cuidado.

A costura envolve instituições de diferentes tipos, órgãos privados e públicos. Entre eles, Senai, Senac, Sebrae, governo do Estado, juízes de direito. A ideia passa por ampliação das atividades no Penitenciária Industrial, sinergia entre órgãos públicos com a iniciativa privada, para elevar o número de câmeras de segurança nas ruas, por exemplo. Como vai envolver o governo estadual também.

O projeto deverá ser entregue ao governador em breve. É um esforço conjunto na direção da melhoria de qualidade de vida dos joinvilenses neste fator decisivo à tranquilidade social.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Livre Mercado  01/10/2016 | 08h31

Claudio Loetz: Pedi muito, candidatos?

Colunista fala sobre as eleições e como quer que Joinville esteja no ano de 2020

Livre Mercado  11/02/2016 | 07h06

Claudio Loetz: Espaço Inovaparq, em Joinville, será inaugurado no dia 17

Localizado no Perini Business Park, iniciativa vai apoiar empresas na tomada de decisões e antecipar tendências para negócios com estudos realizados por professores e alunos

Livre Mercado 18/01/2016 | 07h04

Claudio Loetz: Havan terá terceira loja construída em Joinville

Planos da empresa é de instalar também uma loja em Praia Grande e outra em Jundiaí

Livre Mercado 16/01/2016 | 11h34

Claudio Loetz: As dores cotidianas

Livre Mercado 15/01/2016 | 07h07

Claudio Loetz: Novas regras do Minha Casa, Minha Vida afetam as cidades do Norte de SC

Principal mudança trata do valor máximo dos apartamentos ou casas a serem financiadas pela Caixa Econômica Federal

Livre Mercado 11/01/2016 | 07h04

Governo do Estado quer acelerar o cadastro de propriedades rurais em SC

Prazo termina no dia 5 de maio e, até agora, pouco mais da metade dos imóveis foram regularizados

Livre Mercado 09/01/2016 | 06h31

Balança Comercial de Santa Catarina tem déficit de US$ 4,96 bilhões em 2015

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior divulgou balanço nesta semana

Livre Mercado 08/01/2016 | 07h02

Perini reforça a segurança com instalação de novas câmeras de monitoramento

Complexo localizado na zona industrial de Joinville terá equipamentos que reconhecem as placas de veículos em apenas três segundos

Livre Mercado 06/01/2016 | 07h09

Celesc firma contrato de concessão com cinco usinas catarinenses por 30 anos

Assinatura do contrato ocorreu em Brasília, nesta terça-feira. Entre as usinas está a do Bracinho, localizada em Schroeder

Livre Mercado 05/01/2016 | 07h07

CDL de Joinville projeta crescimento de 10% nas vendas do comércio em janeiro

Para presidente da entidade, Luiz Kunde, a presença de turistas e a permanência de moradores na cidade têm contribuído para a perspectiva otimista neste início de ano

Livre Mercado 04/01/2016 | 07h02

Em Joinville, Caixa registra aumento de imóveis comercializados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida em 2015

Foram comercializadas 1.918 unidades habitacionais, 45% mais do que em 2014

Livre Mercado 02/01/2016 | 12h17

Aeroporto de Joinville comemora avanços em 2015

Confira entrevista com Rones Rubens Heidemann, superintendente do aeroporto

Livre Mercado 30/12/2015 | 18h13

Walmart fecha unidades da rede Todo Dia em Joinville

Grupo americano não confirma número de unidades desativadas, apenas que serão "algumas"

Livre Mercado 30/12/2015 | 07h08

Mais da metade dos joinvilenses está com dívidas, diz pesquisa da Fecomércio

Índice de famílias endividadas na cidade atingiu 50,4% em dezembro. No ano passado, no mesmo mês, a taxa era 39,2%

Livre Mercado 29/12/2015 | 07h09

Mercado imobiliário de Joinville dá sinais de recuperação em alguns setores

Pesquisa encomendada pelo Sinduscon mostra que no terceiro trimestre deste ano foram comercializadas 40% mais unidades de prédios verticais do que no trimestre anterior

Livre Mercado 28/12/2015 | 06h31

Loetz: Trabalhadores das indústrias têxteis definem pauta de reivindicações

Documento tem 80 cláusulas e pede, entre outras coisas, a reposição da inflação oficial a partir de 1º de fevereiro

Livre Mercado 25/12/2015 | 19h12

Claudio Loetz, sobre 2016: "Luz no fim da escuridão? Sempre há. Precisaremos de paciência, determinação e disciplina"

Colunista faz análise sobre o que esperar da economia no ano que vem

 
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros