Estado doa terreno do Presídio Regional à prefeitura de Itajaí - Economia - O Sol Diário

Infraestrutura11/10/2016 | 11h15

Estado doa terreno do Presídio Regional à prefeitura de Itajaí

Entrega será feita em troca da instalação do sistema de abastecimento de água para o Complexo Prisional

Estado doa terreno do Presídio Regional à prefeitura de Itajaí Marcos Porto/Agencia RBS
Foto: Marcos Porto / Agencia RBS



O governo do Estado decidiu entregar à prefeitura de Itajaí o terreno onde fica o Presídio Regional, conhecido como presídio do Matadouro, no bairro Nossa Senhora das Graças. A unidade será desativada em janeiro, quando a obra de um novo presídio feminino, dentro do Complexo Prisional da Canhanduba, terá sido concluída.

A entrega será feita em troca da instalação do sistema de abastecimento de água para o Complexo Prisional. O Serviço Municipal de Água e Saneamento acabou de concluir as obras, que levarão água para todo o bairro da Canhanduba e também para a região do Rio do Meio. O investimento foi de R$ 1,8 milhão. Até então, o abastecimento era arcaico, feito com poços artesianos — o que vinha causando reclamações.

:: Leia mais notícias do Litoral Norte em osoldiario.com.br

Até segunda-feira, a Secretaria Municipal de Urbanismo de Itajaí ainda não havia sido comunicada oficialmente sobre a doação, que dependerá da desativação do presídio. A prefeitura já havia solicitado o espaço para construir um centro comunitário em outra oportunidade. Mas o Estado, até então, não demonstrava interesse na troca.

***

A decisão de transferir o espaço para o município é a garantia de que, uma vez transferidos os detentos do Matadouro — a maioria mulheres — a unidade será de fato inutilizada como prisão. A desocupação definitiva é uma bandeira da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) desde 2013.

O SOL DIÁRIO - O SOL DIÁRIO

 
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros