Joinville encerra apuração às 18h46 em dia tranquilo de votação - Economia - O Sol Diário

Eleições 201630/10/2016 | 20h59

Joinville encerra apuração às 18h46 em dia tranquilo de votação

O maior colégio eleitoral do Estado registrou movimentação tranquila

Joinville encerra apuração às 18h46 em dia tranquilo de votação  Maykon Lammerhirt/Agencia RBS
Joyce Menezes (E), votou no São Marcos acompanhada do marido Andre Mello e dos filhos Joaquim e a pequena Cecilia de apenas 1 mês de idade. Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

A apuração dos votos no segundo turno das eleições em Joinville terminou às 18h46, quatro minutos antes do encerramento no primeiro turno. A expectativa da Justiça Eleitoral era concluir os trabalhos mais cedo, às 18h20, e conseguiria alcançar a marca não fosse o problema com o transporte envolvendo um motociclista.

:: Leia mais sobre Joinville e região em AN.com.br

De acordo com o chefe de cartório Paulo Ribeiro, o profissional não compareceu e deveria transportar 16 mídias das escolas Senador Rodrigo Lobo e Senador Carlos Gomes de Oliveira para o posto de recolhimento intermediário do bairro Aventureiro, zona Norte da cidade. Outro motociclista foi deslocado imediatamente para o local.

Os postos de recolhimento das mídias é uma inovação neste segundo turno, com o objetivo de acelerar o processo de contabilização dos votos. A Justiça Eleitoral descentralizou a transmissão dos dados para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) instalando cinco postos intermediários localizados nos bairros Vila Nova, Parque Guarani, Itaum, Pirabeiraba e Aventureiro.

Juntos, eles foram responsáveis pela transmissão de 36% dos votos e fez com que às 17h04 o TRE já estivesse computando votos de Joinville. No primeiro turno, todas as mídias eram transportadas para a sede da Justiça Eleitoral, na rua Jaguaruna, Centro da cidade.

O transporte das 16 mídias do posto do Aventureiro acabou sendo o principal incidente do dia no maior colégio eleitoral do Estado, onde 372.551 eleitores compareceram a 105 locais de votação.

Em relação aos equipamentos, houve cinco ocorrências envolvendo urnas eletrônicas, três delas tiveram que ser substituídas. Por parte de partidos e eleitores não houve incidentes. A população compareceu às zonas eleitorais sem enfrentar filas.

A polícia acompanhou a movimentação, mas não precisou efetuar a prisão de nenhum eleitor. O que se viu foi um dia tranquilo em que todos se preocuparam em fazer o que realmente importava, exercer a cidadania.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Eleições 2016 30/10/2016 | 18h43

Reeleito em Joinville, Udo quer criar Programa de Educação Nota 10

Esta foi uma das prioridades citadas pelo prefeito em entrevista ao AN

Eleições 2016 30/10/2016 | 18h21

Udo Döhler é reeleito prefeito de Joinville

Candidato do PMDB venceu o segundo turno das eleições

 
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros