Para evitar problemas na hora de votar - Economia - O Sol Diário

Eleições 201628/10/2016 | 23h51

Para evitar problemas na hora de votar

Qual é o melhor horário? O que é preciso levar? Confira dicas para não ter dificuldades quando for à urna

Há grande diferença entre Escola de Educação Básica Pedro II, no Jardim Blumenau, e Escola Básica Municipal Pedro II, no Progresso. Embora estejam separadas por apenas uma palavra no nome, há distância de 11,4 quilômetros entre uma e outra que gerou transtornos e dores de cabeça para os eleitores no primeiro turno.

:: Leia mais: juíza avalia como normal a corrida eleitoral em Blumenau

Isso porque algumas das pessoas que votariam no colégio situado às margens da Alameda Rio Branco tiveram a sua seção alterada para a Rua Helmuth Goll, no Sul da cidade, durante o recadastramento biométrico. Um erro que passou no momento da atualização do sistema e que só foi notado pelo eleitor no último dia 2.

Para evitar problemas como esse e saber exatamente onde você precisa votar, é simples. Basta acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), digitar o nome completo do eleitor, da mãe, data de nascimento. Pronto. O sistema entrega o número do título, zona e seção. Um meio fácil para evitar confusões.

Existe um consenso também quanto ao melhor horário para ir à votação. Como muitas pessoas preferem ir cedo às urnas para poder aproveitar o restante do domingo e curtir com família e amigos, filas costumam se formar nas primeiras horas do pleito. Ir entre o fim da manhã, por volta de 11h e as 14h, é a melhor opção para não precisar desperdiçar o precioso tempo antes de apertar o “confirma”.

Confira abaixo o que pode e não pode, como você justifica o seu voto e como consultar o local de votação no site do TRE.

 

Como Consultar
 
1. Acesse o site tre-sc.jus.br
 
2. Clique em “Título e Local de Votação”, na tela principal
 
3. Clique em  “Consulta por nome” ou, se você tiver em mãos o título de eleitor, mas não lembra onde vota, pode acessar “Consulta por título”
 
 4. Preencha o seu nome completo, data de nascimento, o nome da mãe, preencha as letrinhas (captcha) e clique em “Consultar”
 
5. Pronto. O sistema entregará o seu local de votação com endereço completo. Um meio de evitar problemas antes de ir às urnas

JORNAL DE SANTA CATARINA - Blumenau

 
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros