Pedro Machado: rede de entregas rápidas feitas de bicicleta abre franquia em Blumenau - Economia - O Sol Diário

Economia06/10/2016 | 17h38

Pedro Machado: rede de entregas rápidas feitas de bicicleta abre franquia em Blumenau

O empresário Andrei Helayel (foto) trouxe para Blumenau a primeira unidade da EcoBike Courier de Santa Catarina. A rede de franquias é especializada em entregas rápidas feitas por ciclistas e se apresenta como uma alternativa sustentável de transporte de mercadorias – mais rápida, sem poluição, sem barulho e, de quebra, contribuindo para diminuir o fluxo de trânsito em grandes centros.

:: Leia mais informações de Pedro Machado

— Eu vejo a nossa atividade como parte da solução para a mobilidade da cidade. Quanto mais bicicletas na rua, mais as pessoas ficam familiarizadas com elas — avalia Helayel.

Por aqui as entregas estão inicialmente concentradas na região central da cidade durante o horário comercial. São principalmente documentos e exames de saúde, mas Helayel negocia também com restaurantes para acrescentar marmitas na lista.

Recém-iniciado, o negócio tem apenas dois bikers – e como vida de empreendedor em início de jornada não é fácil, o próprio empresário é um deles. A ideia é fechar com mais cinco entregadores até o fim de novembro.

Para ser um deles, o interessado precisa ter bicicleta – além do salário, a empresa paga uma ajuda de custo para a manutenção da magrela –, entender bem as regras de trânsito e, preferencialmente, conhecer bem a cidade. A própria rede dá treinamento. O mais importante, porém, é a postura – educação e sorriso no rosto são indispensáveis, diz Helayel.

O contrato com o funcionário pode ser mensal ou por hora. Neste caso, é uma oportunidade para quem defende o uso das bikes de faturar uma renda extra.
Iniciativa interessante e a ser observada com atenção, principalmente diante das dificuldades relatadas diariamente pelos ciclistas blumenauenses.

***

A EcoBike Courier tem matriz em Curitiba, onde é responsável por mais de 250 mil entregas. Foi fundada em 2011 por Cristian Trentin, eleito pela Forbes em 2014 um dos 30 jovens com menos 30 anos de destaque no Brasil. A rede está presente em sete estados e planeja chegar a 85 unidades até 2019.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros