Clóvis Reis: "Mudanças no colegiado de Napoleão virão apenas em fevereiro do ano que vem" - Economia - O Sol Diário

Opinião05/11/2016 | 08h03

Clóvis Reis: "Mudanças no colegiado de Napoleão virão apenas em fevereiro do ano que vem"

A prioridade política imediata é a definição da nova Mesa Diretora da Câmara de Blumenau

O prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) anunciará apenas em 1º de fevereiro a composição do novo governo. Neste meio tempo não haverá mudanças no colegiado. A prioridade política imediata é a definição da nova Mesa Diretora da Câmara de Blumenau, que ocorre um mês antes e cuja escolha explicita a relação de dependência existente entre as duas decisões (nomeação de secretários e eleição entre os vereadores).

Marcos da Rosa (DEM) é o candidato natural à presidência, razão pela qual o partido colocou seus cargos na administração à disposição do prefeito. As discussões com os partidos da coligação começam na próxima semana. As secretarias de Obras e Desenvolvimento Social e as presidências do Seterb e do Samae são uma espécie de cereja do bolo na negociação com os aliados.
 
...
 
Uma dúvida entre os aliados é a nota de corte para ascensão ao primeiro escalão do novo governo. Caso o patamar se situe ao redor dos 10 mil votos, SD, PV, PMB, PTB e outros nanicos ficariam de fora. Com os oito votos que somou – isso mesmo, oito votos – o PT do B não tem direito a indicar nem porteiro de cemitério.
 
...
 
Segundo partido com o maior número de votos dentro da coligação que venceu as eleições, o PP espera o reconhecimento de uma importância correspondente na ocupação de espaços da nova gestão. A preferência é pelas funções técnicas.
 
...
 
Ex-chefe de gabinete da prefeitura, Jean Havenstein (PSDB), não voltará ao cargo para o que resta do primeiro mandato. Encerrada a campanha, ele se dedicará à transição de governo. O vereador Marco Wanrowsky (PSDB) fica onde está e a suplente Helenice Luchetta (PSDB) continua na Câmara de Blumenau. O xadrez mantém o atual comando da Secretaria de Educação.
 
...
 
Tracking telefônico feito às vésperas do segundo turno indicava que o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) receberia o voto da maioria dos eleitores de Ivan Naatz (PDT) e Valmor Schiochet (PT). Por outro lado, os seguidores de Arnaldo Zimmermann (PC do B) preferiam o candidato Jean Kuhlmann (PSD). A tendência mostrou certa correspondência com o resultado final da corrida sucessória.
 
...
 
O empresário Emil Chartouni anunciou desfiliação do PTB. Ele não concordou com opção do partido de apoio à reeleição do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB). O empresário não definiu o destino político.
 
...
 
O diretório do PSD de Blumenau se reuniu sexta-feira à noite para avaliação do processo eleitoral e definição de rumos. Um dos assuntos pendentes de definição é o retorno ou não do advogado Cássio Quadros à direção da ADR (antiga SDR). Ele coordenou a campanha para a prefeitura.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros