Pedro Machado: comércio de Blumenau faturou menos na Oktoberfest deste ano - Economia - O Sol Diário

Vacas magras08/11/2016 | 07h04

Pedro Machado: comércio de Blumenau faturou menos na Oktoberfest deste ano

A avaliação geral, seja da organização ou dos visitantes, é de que a Oktoberfest 2016 foi a melhor dos últimos tempos. Mas a boa impressão deixada pela elogiada variedade gastronômica e pela infraestrutura do evento não se converteu em mais vendas para o comércio de Blumenau.

::
Leia mais informações de Pedro Machado

Um levantamento feito pela Fecomércio-SC mostra que o faturamento das lojas de rua em meio à festa caiu 1,5% em relação ao ano passado, enquanto as vendas nos shoppings da cidade reduziram 4,4%. Menos mal que, na comparação com setembro, o movimento subiu 13,8% e 5,7%, respectivamente. Ainda assim, os números refletem o ano difícil para o varejo local, que não conseguiu capitalizar nem mesmo durante o principal evento turístico da cidade.

A pesquisa foi feita com 357 empresários da cidade entre os dias 24 e 26 de outubro. Além do comércio de rua e de shoppings, também foram consultados responsáveis por hotéis, pousadas e lojas da Vila Germânica. Nos dois últimos casos, o faturamento médio subiu: 3,9% e 0,7%, respectivamente. A primeira impressão, até pelo crescimento de 12,5% no público, é de que poderia ter sido mais.

Por outro lado, o fato de 54,1% dos consultados terem admitido que não desenvolveram nenhuma ação diferenciada para alavancar as vendas durante a Oktoberfest pode ajudar a entender por que os resultados não foram melhores. Os motivos para esse cenário e mais detalhes do estudo, que também mapeou o perfil do turista que veio à festa, serão conhecidos em um evento hoje à tarde na Vila Germânica.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros