Clóvis Reis: "Décio e Ana Paula Lima se aproximam de filiação ao PDT" - Economia - O Sol Diário

Opinião14/12/2016 | 07h02

Clóvis Reis: "Décio e Ana Paula Lima se aproximam de filiação ao PDT"

Ressurgiram com força as especulações sobre a filiação dos deputados Ana Paula e Décio Lima ao PDT. O ingresso ocorreria ao fim do recesso parlamentar, no mês de fevereiro, e envolveria a transferência de outros líderes do PT no Estado. Um grupo de filiados do PDT que resiste à aproximação se reúne nos próximos dias para avaliar o quadro. Consultado a respeito, Décio não nega nem confirma a informação.

Recentemente, o deputado ganhou projeção nacional, liderando uma formação de 40 parlamentares que cogita uma saída coletiva do partido. O grupo teme o desgaste do PT para as eleições de 2018. Em âmbito regional, o desembarque de Décio produziria forte impacto no partido, provocando uma desfiliação em massa. Desde meados de 2015, quando apareceram os boatos sobre a mudança de domicílio eleitoral para Itajaí, circulam informações desencontradas sobre o futuro do deputado.

Nesse meio tempo, legendas como o PDT e Rede assediaram o deputado, mas ele preferiu a permanência no PT, postura que por fim inviabilizou a candidatura a prefeito, projeto político que motivara a transferência para o Litoral. Permanecendo no partido, Décio pode ver as portas de Brasília se fecharem para ele daqui a dois anos.

***

O PR tem a pretensão de emplacar o vereador Robinho Soares no futuro governo. Recentemente o partido anunciou apoio à administração, embora estivesse na aliança com a oposição na recente eleição. Com o embarque, a bancada aliada soma 11 dos 15 votos em plenário.

***

O vereador eleito Ricardo Alba entrou na disputa interna do PP pela vaga de vice-presidente da Câmara de Blumenau na próxima legislatura. Ele baseia o pleito no desempenho eleitoral. O partido espera que a questão se defina até sexta-feira.

***

Candidato à presidência da Câmara de Blumenau, Marcos da Rosa (DEM) diz que não sabe de onde saiu a informação de que haverá rodízio no cargo ao final do primeiro ano de mandato. Os vereadores do PP e do PMDB têm interesse na vaga e acreditam que a troca de cadeiras facilitaria o acordo para a composição da chapa.

***

A prefeitura de Blumenau espera lançar amanhã ou no máximo sexta-feira o edital de licitação para a concessão do transporte público. A comissão que coordena o processo dedica-se à revisão final do documento.

***

A propósito: o presidente do Seterb, Carlos Lange, nega o desembarque antecipado do governo, anunciado por interlocutores próximos a ele. O presidente diz que fica no cargo até o fim de janeiro.

 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioServidores aprovam greve por tempo indeterminado em São José https://t.co/z37sFM7QMUhá 27 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioONU inicia negociações para proibir armas nucleares https://t.co/rZKjPcKn4ihá 46 minutosRetweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros