Clóvis Reis: Glória foi intimada sobre a decisão que a impede de prestar serviços para a administração pública - Economia - O Sol Diário

Opinião17/12/2016 | 10h02

Clóvis Reis: Glória foi intimada sobre a decisão que a impede de prestar serviços para a administração pública

Colunista comenta ato que põe fim a história do Consórcio Siga em Blumenau


O transporte coletivo de Blumenau fechou um ciclo nesta sexta-feira. A prefeitura intimou a empresa Glória sobre a decisão que a declara inidônea e impede que ela preste serviços para a administração pública nos próximos dois anos. Da decisão, cabe recurso. De todos modos, a iniciativa sela o destino de uma concessionária que esteve no epicentro da crise que abalou o setor há um ano.

Quando decretou a caducidade do Consórcio Siga, a prefeitura determinou que a Secretaria de Administração apurasse responsabilidades no caso. A Comissão Especial de Penalidades propôs então a declaração de inidoneidade do Consórcio Siga e da Glória, e a advertência às empresas Rodovel e Verde Vale. A intimação dos interessados constitui um capítulo à parte, mas ontem pela manhã a história chegou ao fim. Um triste desfecho para uma companhia que em seu ápice era uma referência na área.

***

A proposta de fusão entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Turismo, que circula no grupo que coordena a transição para o novo governo, não foi debatida no meio empresarial e com os técnicos da área, os quais aguardam uma consulta antes do anúncio da decisão.

***

O PR se reúne na próxima semana com o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) para definir os termos da participação no futuro governo. O partido indicará o vereador Robinho Soares para o colegiado, preferentemente para a presidência do Seterb. Já o PP projeta a participação em pelo menos três secretarias da futura gestão. Além da Administração e dos Serviços Urbanos, atualmente ocupadas, o partido está de olho na Faema. O PMDB ainda sonda possibilidades e, por enquanto, vazou apenas o desejo da Fundação de Desportos.

***

O PT de Blumenau nomeou a comissão eleitoral para a renovação do diretório. A coordenação inclui representantes de todas as correntes internas. A inscrição das chapas vai até 30 de janeiro e a articulação de bastidores indica que haverá disputa entre o coletivo que concorreu às eleições municipais e os representantes da atual direção que não acompanhariam a família Lima no possível desembarque do partido.

***

Em ano de cobertor curto nas finanças públicas, o deputado Ismael dos Santos (PSD) comemora o volume de recursos alocados em emendas ao orçamento do Estado. As verbas destinadas a Blumenau passaram dos R$ 3 milhões, valor mobilizado por um grupo restrito de parlamentares, de acordo com o deputado. As transferências permitiram a implantação inicial do Parque das Itoupavas, próximo ao trevo da Mafisa, e a instalação de cinco academias ao ar livre em diferentes bairros do município.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMinistério Público pede retirada de ocupações ilegais no manguezal da Praia de Fora, em Palhoça  https://t.co/92Yfa13UuNhá 12 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioSaiba o que acontece se não declarar o Imposto de Renda 2017 https://t.co/D2Gk2mh2xMhá 12 minutosRetweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros