Pedro Machado: funcionários da Cremer ameaçam entrar em greve em Blumenau - Economia - O Sol Diário

Empresas14/12/2016 | 07h02

Pedro Machado: funcionários da Cremer ameaçam entrar em greve em Blumenau

Funcionários da Cremer, de Blumenau, estão em estado de greve e podem paralisar as atividades a partir desta quinta-feira. Eles alegam que a empresa não quer conceder férias coletivas nem folga neste fim ano. Como o Natal e o Ano-Novo caem no fim de semana, a reclamação é da jornada ininterrupta.

:: Leia mais informações de Pedro Machado

O Sintrafite, sindicato que representa a categoria, diz que a Cremer será a única empresa têxtil da cidade onde os funcionários não terão nem férias coletivas e nem ao menos dois dias de folga nesta reta final de 2016. A entidade admite que não existe acordo formal que garante a pausa para os trabalhadores, mas entende se tratar de um “direito adquirido”, já que a prática seria comum há vários anos.

Segundo Vivian Kreutzfeld Bertoldi, presidente do Sintrafite, haveria uma orientação do Ministério Público do Trabalho para que a Cremer conceda folga aos trabalhadores. Se confirmada, a greve atingiria, conforme o sindicato, 1,2 mil colaboradores da unidade têxtil, que fica na Rua Iguaçu, bairro Itoupava Seca. A divisão de adesivos, no bairro Salto Weissbach, não seria afetada porque lá os funcionários terão férias coletivas.

Contraponto

O Sintrafite aguardava um posicionamento da empresa até o fim da tarde desta terça-feira, que segundo a entidade não veio. Um encontro entre as partes para tratar do assunto está previsto para a tarde desta quarta-feira.

A coluna fez contato com a Cremer, mas o responsável pela área de RH não foi localizado e nem retornou a ligação para comentar o caso até o fechamento desta edição.

JORNAL DE SANTA CATARINA

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMarquinhos fala da volta de Kozlinski aos titulares do Avaí: "Confiança do grupo ele tem" https://t.co/u033a8eZuzhá 1 horaRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioTécnico do Figueirense exalta grupo e diretoria: "Fizemos uma família" https://t.co/TgxY1wi2Tuhá 3 horas Retweet
O Sol Diário
Busca