Pedro Machado: por que a cor dos ônibus faz diferença para o passageiro - Economia - O Sol Diário

Transporte coletivo17/12/2016 | 10h03

Pedro Machado: por que a cor dos ônibus faz diferença para o passageiro

Pedro Machado: por que a cor dos ônibus faz diferença para o passageiro /Reprodução
Foto: Reprodução

Deu o que falar a informação de que os ônibus da futura operadora do transporte coletivo de Blumenau serão prateados. No Facebook, muita gente logo saiu dizendo que a cor é o de menos e o que de fato importa é a qualidade dos veículos e do serviço.

:: Leia mais informações de Pedro Machado

Concordo com a preocupação, que é mais do que legítima e reforçada pelo fato de o usuário ter passado o ano de 2016 circulando com carros velhos da Viação Piracicabana. Mas neste caso a cor dos ônibus tem, sim, sua importância. Trata-se de uma regra básica, como explica o naturalista, ecólogo e colunista do Santa Lauro Bacca:

— Quanto mais clara a cor, mais reflexiva ela é.

Na prática: objetos escuros absorvem mais calor. Quem anda debaixo de sol em Blumenau, por exemplo, sabe que “fica mais quente” se estiver usando uma camiseta preta a uma branca.

No caso dos ônibus, a cor ajuda a fazer diferença no conforto térmico do passageiro, ainda mais porque o edital não prevê veículos com ar-condicionado – a justificativa é o encarecimento da operação. Para Bacca, o ideal é que pelo menos o teto dos ônibus fosse branco.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioPassageiros catarinenses estão entre os que mais esquecem itens dentro dos carros da Uber https://t.co/HMMEqoSHMDhá 13 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol Diário"Em momento nenhum eu quis fazer um trabalho antifeminista", diz aluna que processa professora da Udesc https://t.co/D3MG3EZOMJhá 1 horaRetweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros