Pedro Machado: prefeitura de Blumenau prepara novo pacote de corte de despesas - Economia - O Sol Diário

Finanças públicas09/12/2016 | 08h01

Pedro Machado: prefeitura de Blumenau prepara novo pacote de corte de despesas

Pedro Machado: prefeitura de Blumenau prepara novo pacote de corte de despesas Patrick Rodrigues/Agencia RBS
Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS

Depois de anunciar, há um mês, a ampliação das férias coletivas para reduzir despesas, a prefeitura de Blumenau prepara um novo pacote de corte de gastos do governo municipal. As medidas serão apresentadas com mais detalhes no início do ano e incluem, entre outros pontos, diminuição de frota, revisão de questões tributárias e uma nova rodada de negociação de contratos com fornecedores.

:: Leia mais informações de Pedro Machado

O salário reduzido do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) e de secretários, diretores e gerentes, definido por decreto em outubro do ano passado, será mantido em 2017.

O Executivo também analisa uma eventual reorganização da estrutura administrativa, o que poderia incluir cortes de cargos comissionados. Essa possibilidade, no entanto, é mais improvável. Internamente, a avaliação é de que o tamanho da máquina pública de Blumenau é compatível com o tamanho e as necessidades do município.

Outras situações estão sendo estudadas. Por enquanto não há uma estimativa do impacto financeiro que essas mudanças provocariam.

O novo freio nas despesas reflete a preocupação da prefeitura com o caixa. Se 2016 já não foi um ano fácil em termos de receitas, não há nada que aponte que 2017 será melhor. As primeiras projeções da Secretaria da Fazenda indicam que a arrecadação fique no mesmo patamar deste ano. Ou seja, o cenário mais provável hoje é de nova queda real, descontada a inflação.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros