Pedro Machado: projeto de construção de marina em Blumenau dá mais um passo - Economia - O Sol Diário

Turismo e lazer13/12/2016 | 10h01

Pedro Machado: projeto de construção de marina em Blumenau dá mais um passo

Pedro Machado: projeto de construção de marina em Blumenau dá mais um passo Patrick Rodrigues/Agencia RBS
Área para onde está projetada a estrutura Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS

O projeto de construção de uma marina, um dos atrativos de um amplo complexo de lazer e turismo previsto para as margens do Rio Itajaí-Açu, em Blumenau, deu mais um importante passo.

:: Leia mais informações de Pedro Machado

A prefeitura finalizou a avaliação de 19 imóveis localizados entre a divisa com Gaspar e o antigo motódromo, numa área de cerca de dois quilômetros de extensão no bairro Ponta Aguda. Essas áreas, hoje vazias e que somam 115,7 mil metros quadrados, pertencem ao governo federal e estão avaliadas em R$ 2,57 milhões.

Ainda nesta semana o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) assinará decretos que tornam de utilidade pública para fins de desapropriação outras quatro áreas particulares da região, que totalizam mais 90 mil metros quadrados.

A liberação desses terrenos privados vai ajudar, nas palavras do secretário de Turismo Ricardo Stodieck, a “fortalecer” o pedido de doação – seria um sinal de que o projeto é consistente – das outras 19 áreas junto à União, que deve ser protocolado nos próximos dias.

A conta

Há, no entanto, uma pendenga a ser resolvida: de onde sairá o dinheiro para bancar as desapropriações das áreas particulares? Apesar da quantia ainda não ter sido calculada, a prefeitura não terá verba e quer mandar a conta ao governo do Estado. Politicamente, o argumento para reivindicar o pedido será a “boa vontade” de Blumenau ao aceitar receber a nova Penitenciária Industrial, que fica nos arredores, uma decisão tida como impopular e que, agora, vai exigir uma contrapartida.

Resta saber como o governador Raimundo Colombo, que também encara delicada situação financeira nas contas estaduais, vai receber o assunto. Tratativas sobre o tema só a partir do ano que vem.

O projeto ainda não está consolidado, mas prevê para este espaço, além da marina, um museu das culturas germânica e enxaimel, pista de caminhada e ciclismo, espaço dedicado a animais e academia ao ar livre para atividades de idosos, entre outros atrativos.

JORNAL DE SANTA CATARINA

 
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros