Claudio Loetz: Danilo Conti define time e metas para secretaria em Joinville - Economia - O Sol Diário

Livre Mercado 10/01/2017 | 08h31

Claudio Loetz: Danilo Conti define time e metas para secretaria em Joinville

Futura pasta que será comandada por ele terá 70 servidores e absorverá outros órgãos

Danilo Conti ganhará força política dentro da Prefeitura de Joinville com a nova estrutura organizacional a ser instituída e que exige aprovação da Câmara de Vereadores. A futura Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável absorverá as funções do Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj). A nova pasta terá 70 servidores. Além do secretário, haverá dois diretores executivos: Vladimir Constante, atual presidente do Ippuj; e Fabiano Dell Agnolo, que já trabalha com Conti na atual Side. O gerente será Marcos Faust, vindo da Secretaria de Assistência Social. Ele assume no lugar de Ari Vieira Junior, que retorna à iniciativa privada.

As prioridades serão a revisão do Plano Diretor, a instituição de novo modelo do programa de competitividade das empresas joinvilenses e a definitiva formatação do Plano de Mobilidade urbana.

O Cepat, órgão da Side que cuida de capacitação de mão de obra, vai passar para a órbita da Secretaria de Assistência Social. E o escritório de projetos da área pública municipal (como criação de postos de saúde e creches) vai ficar com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Em 2018, a equipe comandada por Conti pretende ter completa radiografia das potencialidades econômicas e de negócios do município de Joinville, a partir da consolidação das regras urbanísticas definidas na nova Lei de Ordenamento Territorial, a LOT, que foi aprovada pela Câmara em dezembro.

Conti explica: “Para isso ser possível, será necessário a Prefeitura adquirir sistemas e softwares capazes de processar a grande quantidade de dados que vão surgir com esta demanda”.

Beneficiário final

A Receita Federal publicou a instrução normativa 1684, no dia 30 de dezembro, que disciplina a nova figura de “beneficiário final”, que foi criada em maio, pelo Fisco, para facilitar a responsabilização jurídica de pessoas físicas por crimes cometidos com o uso do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) de corporações e empresas. A nova norma visa a identificar os responsáveis pessoas físicas de todos os sócios que sejam pessoas jurídicas. Desde o primeiro dia de 2017, os novos CNPJs devem identificar quem é beneficiário real dos negócios da empresa, mesmo que este se encontre fora do País. Para as pessoas jurídicas já existentes, o prazo para prestar a informação vai até 31 de dezembro de 2018.

Cai a confiança da indústria

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) voltou a apresentar queda em dezembro pelo segundo mês consecutivo e fechou o ano abaixo dos 50 pontos, indicando quadro de pessimismo por parte do empresariado do setor. A informação consta de boletim do Ceper-Fundace, que também reúne dados da sondagem industrial, além de informações sobre emprego, rendimento médio e faturamento real da indústria. O Icei, elaborado pela CNI, é composto por indicadores desenvolvidos com base em questões referentes às condições atuais e às expectativas para os próximos seis meses para a economia e para a própria empresa, de acordo com os executivos consultados.

NÚMEROS
Condições atuais da economia
Novembro: 42,4 pontos.
Dezembro: 37 pontos.

Nível de emprego
Dezembro de 2015 para dezembro de 2016: - 6%.

Faturamento real da indústria
Dezembro de 2015 para dezembro de 2016: - 18%.

Número de funcionários
De novembro de 2016 para dezembro de 2016: estável.

Leia as últimas notícias de Joinville e região.
Leia outras notícias de Claudio Loetz.

Na base

Luiz Ernesto Trein
, que trabalha no escritório do Ibama em Joinville, vai passar um mês na base do Brasil na Antártica. Lá, supervisionará as obras de reconstrução da base militar existente no local. O profissional viajou em voo da FAB, partindo do Rio de Janeiro.

Grupo de trabalho

A decisão do Ministério da Agricultura de ouvir o setor para aprimorar as regras de permissões para a atividade da pesca foi bem recebida por representantes do segmento. Portaria dos ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente criando grupo de trabalho para isso foi assinada nesta segunda-feira (9), em Itajaí, pelo ministro Blairo Maggi durante reunião na sede do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi). As principais preocupações da indústria da pesca são a delegação aos Estados para concessão e renovação das licenças e autorizações para embarcações industriais e artesanais; revisão do regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal; além da oferta de linhas de crédito adequadas ao porte das empresas.

Premium

A marca BMW encerrou o ano de 2016 como a mais vendida do segmento premium no Brasil, de acordo com os dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a Anfavea. Com 11.860 unidades licenciadas, a companhia superou as também alemãs Audi e Mercedes-Benz, de acordo com a entidade que representa as montadoras no País. Nos últimos sete anos, a BMW liderou seis vezes o mercado automotivo premium nacional.

Consultoria

Com o objetivo de desenvolver negócios e oportunidades globais para as médias empresas, a consultoria italiana GC & P – Gianesin, Canepari & Partners – se associou à brasileira Vero Via Assessoria Empresarial Ltda. O acordo de cooperação visa à abertura de novos mercados especificamente para os produtos das médias empresas brasileiras e também para intermediação em processos de fusões e aquisições de empresas.

Influente

A presidente do conselho de administração da Duas Rodas, de Jaraguá do Sul, Monika Conrads, figura na lista das mulheres mais influentes do Brasil, segundo a revista "Forbes".

Quinzenais

As tradicionais reuniões semanais do conselho deliberativo da Acij, às segundas-feiras, se tornarão quinzenais a partir deste ano. Recomeçam em março. Antes, em fevereiro, iniciam-se as reuniões da diretoria da entidade.

Hoje

Proprietários de veículos com placa final 1 que quiserem pagar o IPVA em três vezes, sem juros, devem efetuar o pagamento da primeira parcela até esta terça-feira, dia 10. As demais parcelas têm vencimento no dia 10, em fevereiro e em março.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Livre Mercado  11/02/2016 | 07h06

Claudio Loetz: Espaço Inovaparq, em Joinville, será inaugurado no dia 17

Localizado no Perini Business Park, iniciativa vai apoiar empresas na tomada de decisões e antecipar tendências para negócios com estudos realizados por professores e alunos

Livre Mercado 18/01/2016 | 07h04

Claudio Loetz: Havan terá terceira loja construída em Joinville

Planos da empresa é de instalar também uma loja em Praia Grande e outra em Jundiaí

Livre Mercado 16/01/2016 | 11h34

Claudio Loetz: As dores cotidianas

Livre Mercado 15/01/2016 | 07h07

Claudio Loetz: Novas regras do Minha Casa, Minha Vida afetam as cidades do Norte de SC

Principal mudança trata do valor máximo dos apartamentos ou casas a serem financiadas pela Caixa Econômica Federal

Livre Mercado 11/01/2016 | 07h04

Governo do Estado quer acelerar o cadastro de propriedades rurais em SC

Prazo termina no dia 5 de maio e, até agora, pouco mais da metade dos imóveis foram regularizados

Livre Mercado 09/01/2016 | 06h31

Balança Comercial de Santa Catarina tem déficit de US$ 4,96 bilhões em 2015

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior divulgou balanço nesta semana

Livre Mercado 08/01/2016 | 07h02

Perini reforça a segurança com instalação de novas câmeras de monitoramento

Complexo localizado na zona industrial de Joinville terá equipamentos que reconhecem as placas de veículos em apenas três segundos

Livre Mercado 06/01/2016 | 07h09

Celesc firma contrato de concessão com cinco usinas catarinenses por 30 anos

Assinatura do contrato ocorreu em Brasília, nesta terça-feira. Entre as usinas está a do Bracinho, localizada em Schroeder

Livre Mercado 05/01/2016 | 07h07

CDL de Joinville projeta crescimento de 10% nas vendas do comércio em janeiro

Para presidente da entidade, Luiz Kunde, a presença de turistas e a permanência de moradores na cidade têm contribuído para a perspectiva otimista neste início de ano

Livre Mercado 04/01/2016 | 07h02

Em Joinville, Caixa registra aumento de imóveis comercializados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida em 2015

Foram comercializadas 1.918 unidades habitacionais, 45% mais do que em 2014

Livre Mercado 02/01/2016 | 12h17

Aeroporto de Joinville comemora avanços em 2015

Confira entrevista com Rones Rubens Heidemann, superintendente do aeroporto

Livre Mercado 30/12/2015 | 18h13

Walmart fecha unidades da rede Todo Dia em Joinville

Grupo americano não confirma número de unidades desativadas, apenas que serão "algumas"

Livre Mercado 30/12/2015 | 07h08

Mais da metade dos joinvilenses está com dívidas, diz pesquisa da Fecomércio

Índice de famílias endividadas na cidade atingiu 50,4% em dezembro. No ano passado, no mesmo mês, a taxa era 39,2%

Livre Mercado 29/12/2015 | 07h09

Mercado imobiliário de Joinville dá sinais de recuperação em alguns setores

Pesquisa encomendada pelo Sinduscon mostra que no terceiro trimestre deste ano foram comercializadas 40% mais unidades de prédios verticais do que no trimestre anterior

Livre Mercado 28/12/2015 | 06h31

Loetz: Trabalhadores das indústrias têxteis definem pauta de reivindicações

Documento tem 80 cláusulas e pede, entre outras coisas, a reposição da inflação oficial a partir de 1º de fevereiro

Livre Mercado 25/12/2015 | 19h12

Claudio Loetz, sobre 2016: "Luz no fim da escuridão? Sempre há. Precisaremos de paciência, determinação e disciplina"

Colunista faz análise sobre o que esperar da economia no ano que vem

 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioRepresentante do Piauí é eleita Miss Brasil 2017 https://t.co/BMreYWMYiUhá 24 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioHomem morre em acidente na BR-101 em Araranguá, no Sul de SC https://t.co/QcU6ebL5nbhá 1 horaRetweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros