Dagmara Spautz: Possibilidade de movimentar soja no porto divide opiniões em Itajaí - Economia - O Sol Diário

Portos27/01/2017 | 09h27Atualizada em 27/01/2017 | 09h27

Dagmara Spautz: Possibilidade de movimentar soja no porto divide opiniões em Itajaí

Operações poderão trazer impactos para a cidade

Foto: Diego Redel / Agencia RBS

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (PMDB), nunca escondeu que pretende abrir os berços 3 e 4 à operação de carga geral, não conteinerizada. Entretanto, a possível vinda da soja, já ensaiada no governo anterior, divide opiniões.É fato que o Porto de Itajaí precisa incrementar a movimentação após ter perdido metade das linhas, em 2015. Mas há preocupação sobre os impactos desse tipo de operação.

Primeiro, pelo valor agregado. Commodities rendem menos ao porto do que contêineres. Além de os grãos ocuparem um espaço valioso, podem inviabilizar o transporte de outras cargas _ como veículos, por exemplo.

Prefeito de Itajaí recebeu empresários de gigante da soja no porto

Há ainda a questão do trânsito. Em época de safra, o volume de caminhões carregados de soja nas ruas de Itajaí tende a atrasar o fluxo dos contêineres.

_ A médio prazo, entendo que não é uma operação interessante para Itajaí. Podemos perder nossa principal carga, que é o contêiner. E isso seria uma tragédia _ diz o vereador Robison Coelho (PSDB), que é portuário.

Audiência pública

Outra preocupação em relação à soja diz respeito à sujeira que ela deixa pelo caminho _ e se é possível evitá-la. No Porto de Paranaguá (PR) a prefeitura teve que instituir multa para caminhões que sujam a cidade. Mas as reclamações continuam, especialmente em relação ao cheiro. O que seria um problema em Itajaí, que tem o porto tão próximo de área residencial.

Uma maneira de democratizar a decisão sobre a operação de soja no Porto de Itajaí é através de uma audiência pública, com apresentação de prós e contras. Uma decisão conjunta seria bem mais sensata.


 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioHospital de Braço do Norte recebeu oito vítimas de incêndio em hotel https://t.co/pOOvQ0u4YNhá 6 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioClaudinei responde a Marquinhos: "Ele sabe onde é a minha sala" https://t.co/PaAXW3W9Bbhá 37 minutosRetweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros