Ciro Roza pede exoneração de cargo de chefe de gabinete da prefeitura de Brusque - Economia - O Sol Diário

Política10/02/2017 | 19h28

Ciro Roza pede exoneração de cargo de chefe de gabinete da prefeitura de Brusque

Justiça já havia determinado o afastamento do ex-prefeito da função pública

Ciro Roza pede exoneração de cargo de chefe de gabinete da prefeitura de Brusque Patrick Rodrigues/Agência RBS
Ciro Roza, ex-prefeito de Brusqu, pediu exoneração doc argo de chefe de gabinete após determinação judicial Foto: Patrick Rodrigues / Agência RBS

O ex-prefeito de Brusque, Ciro Roza, pediu exoneração do cargo de chefe de gabinete da prefeitura de Brusque nesta sexta-feira. O pedido ocorre depois que o juiz Clenio Jair Schulze, responsável pela 1ª Vara Federal de Brusque, determinou na quinta-feira que o político deixasse o cargo em 24 horas. Este já havia sido o segundo pedido de afastamento de Ciro em menos de um mês.

A carta de exoneração foi entregue em mãos pelo, agora, ex-chefe de gabinete, ao prefeito Jonas Paegle (PSB). No documento, Ciro Roza solicita exoneração "em caráter irrevogável" e justifica o pedido ressaltando a "necessidade de não deixar nenhum espaço para que a ação persecutória movida contra minha pessoa venha a atingir o Governo Municipal de Brusque." (leia o texto completo abaixo).

A prefeitura informou através de nota que a portaria concedendo a exoneração de Ciro Roza foi assinada nesta sexta-feira à tarde, atendendo assim a determinação judicial na íntegra. No pedido de afastamento, o Ministério Público Federal alegou que a nomeação de Ciro contrariou uma decisão judicial já confirmada em três instâncias. A condenação foi resultado de irregularidades em licitações na época em que ele era prefeito de Brusque.

A justificativa do promotor inclui a postura do ex-prefeito – “vem se comportando como se prefeito fosse, assumindo um protagonismo maior do que o do prefeito legitimamente eleito”.

Embora considere o direito de o prefeito Jonas Paegle fazer nomeações da maneira que achar mais adequada, para o MPF o histórico da escolha contrariou os princípios da moralidade e da probidade. A Justiça Federal marcou uma audiência para o dia 22 de março, em que o ex-prefeito será informado das condições para o cumprimento das penas restritivas de direito e da multa de 50 salários mínimos que lhe foram impostas – e das quais ele ainda pode recorrer.

>> Leia a íntegra do pedido de exoneração de Ciro Roza:

"Brusque-SC, 9 de fevereiro de 2017.

'Ser paciente significa não permitir que lhe roubem a alegria e a claridade da alma pelos ferimentos que a prática do bem acarreta.' (Ladislau Boros)

Assunto: pedido de exoneração docargo de Chefe de Gabinete do Prefeito.

Ao Prefeito Municipal de Brusque

Dr. JONAS OSCAR PAEGLE

Prefeitura Municipal de Brusque/SC

(entregue em mãos)

Meu caro Prefeito e amigo Jonas,

Dirijo-me à ti para solicitar minha exoneração, em caráter irrevogável, do cargo de Chefe de Gabinete.

O motivo de fazê-lo se fundamenta na necessidade de não deixar nenhum espaço para que a ação persecutória movida contra minha pessoa venha a atingir o Governo Municipal de Brusque. Sob a máscara da virtude e da moralidade, destilam a maldade por verem contrariados seus interesses inconfessáveis pela soberania popular. Os brusquenses me conhecem: por três vezes me elegeram Prefeito Municipal e também por três vezes me outorgaram a procuração de representá-los na Assembleia Legislativa catarinense.

É do povo que o poder emana e para o povo o poder converge. Assim, em 2 de outubro de 2016, os brusquenses definiram democraticamente o rumo a ser dado à nossa cidade. Juntos participamos daquela memorável jornada cívica. Os brusquenses maciçamente votaram em Dr. Jonas e Ari Vequi, lhes confiando a missão de trabalharem para a construção de uma cidade justa, solidária e de oportunidades, tendo a AÇÃO como a marca do Governo.

Mas não nos é necessário ocupar nenhum cargo para podermos contribuir com o desenvolvimento da nossa amada Brusque. Assim estivemos e estaremos sempre à disposição para colaborar com o Governo Municipal para fazer o melhor por nossa gente.

Com um forte abraço,

Ciro Marcial Roza".

JORNAL DE SANTA CATARINA

 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioPreso mais um suspeito de tiroteio com a Deic em São João Batista https://t.co/34Ukj3KNpKhá 1 minutoRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioCasal morre em acidente entre dois carros na madrugada deste domingo em Gaspar https://t.co/LNbYDEyE1Whá 2 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros