Marisa Letícia será velada no sindicato onde conheceu Lula - Economia - O Sol Diário

Despedida03/02/2017 | 20h05Atualizada em 03/02/2017 | 21h09

Marisa Letícia será velada no sindicato onde conheceu Lula

Morte da ex-primeira-dama foi declarada às 18h57min desta sexta-feira

Zero Hora
Zero Hora

A escolha do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), como local do velório do corpo de Marisa Letícia Lula da Silva, tem relação com a trajetória da ex-primeira-dama. Além de natural da cidade, onde nasceu em 1950, foi o local onde conheceu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 1973, onde o petista já era dirigente. Ambos eram viúvos à época e ela precisava de um carimbo do sindicato para receber uma pensão.

Leia mais:
Hospital confirma morte de ex-primeira-dama Marisa Letícia
Hospital Sírio-Libanês demite médica suspeita de vazar exame de Marisa Letícia
Políticos prestam homenagens a Marisa Letícia 

Por ser área de grande concentração de montadoras de veículos, região tem uma tradição sindicalista. Em 1978, quando Lula presidia o então Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema — em 1993, com a ampliação da base, passou a englobar quase todo o ABC paulista —, os operários de várias fábricas realizaram uma greve histórica, em plena vigência do Ato Institucional Número 5 ( AI-5 ), uma das épocas mais duras do ditadura militar no país. 

O movimento é considerado parte do processo de criação do Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980. Foi Marisa quem confeccionou a primeira bandeira da sigla, costurando uma estrela branca em um tecido vermelho. Também estampava à mão e vendia camisetas do PT para arrecadar recursos e ajudou a organizar núcleos do partido. À época, a ex-primeira-dama liderou uma passeata de mulheres contra a prisão sindicalistas pelo governo militar, entre eles Lula, que comandou o sindicato de 1975 a 1981.

Antes da militância, Marisa foi babá durante a infância, operária em uma fábrica chocolates na adolescência e, depois, trabalhou como inspetora em uma escola.

A despedida

A cerimônia será neste sábado, das 9h às 15h, conforme foi informado na página oficial de Lula no Facebook. Marisa Letícia havia manifestado a familiares o desejo de ser cremada, o que será atendido. O ato fúnebre está prevista para ocorrer no cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo do Campo (SP).


Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioConfira as mudanças no trânsito em Florianópolis neste domingo para o Ironman https://t.co/kSRGmrGCF5há 4 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioEmocionante: espetáculo "Convite ao Olhar", da Cia Lápis de Seda, fecha o festival Múltipla Dança https://t.co/1dvDUUo9WRhá 6 horas Retweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros