Mercado reduz projeção para a inflação em 2017 pela terceira semana seguida - Economia - O Sol Diário

Banco Central27/03/2017 | 09h25Atualizada em 27/03/2017 | 09h25

Mercado reduz projeção para a inflação em 2017 pela terceira semana seguida

Relatório Focus prevê IPCA em 4,12% no final deste ano

Mercado reduz projeção para a inflação em 2017 pela terceira semana seguida Felipe Carneiro/Agencia RBS
Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS
Agência Brasil
Agência Brasil

Instituições financeiras e economistas consultados pelo relatório Focus reduziram a projeção para a inflação em 2017 pela terceira semana consecutiva. De acordo com a pesquisa divulgada pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira, a expectativa é de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerre este ano em 4,12%. Na semana passada, a previsão estava em 4,15%.

Para 2018, o mercado manteve a estimativa de 4,5% para a inflação. As duas projeções ficam dentro do centro da meta do BC para o IPCA.

Leia mais
China, Chile e Egito voltam a importar carne brasileira
Onde a economia ensaia deixar a recessão para trás
Mesmo com crise da carne, superávit comercial deve crescer 15,9%, prevê BC

O relatório Focus reduziu levemente a previsão para a atividade econômica neste ano a 0,47%. Na semana passada, a estimativa para a variação do Produto Interno Bruto (PIB) era de 0,48% — a mesma que havia sido apresentada há um mês.

Para 2018, o mercado manteve a expectativa para o crescimento da economia brasileira em 2,5%. O percentual é mais otimista que a taxa estimada há quatro semanas, quando a pesquisa apontava para um crescimento de 2,37% do PIB.

Além disso, pela segunda semana seguida, a taxa básica de juros foi prevista em 9% ao ano (a.a.) para o final de 2017. O relatório Focus também manteve a projeção de queda da Selic em 2018, chegando a 8,5% a.a. Hoje, a taxa de juros está em 12,25% a.a.

O mercado espera ainda o dólar com cotação mais baixa neste ano, em R$ 3,29. Foi a segunda redução seguida na projeção para 2017. Ao fim do próximo ano, a moeda norte-americana deve estar cotada a R$ 3,40, conforme o relatório Focus.

Leia as últimas notícias de Economia

*Agência Brasil

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMural feito com apoio da lei de incentivo à cultural é apagado em Balneário Camboriú https://t.co/Wiyb4TnBjVhá 2 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioGoverno federal e Porto de Itajaí discordam sobre área de ampliação https://t.co/Pe11HvtXcZhá 3 horas Retweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros