Clóvis Reis: Eleição do diretório do PSDB de Blumenau reforça protagonismo de Napoleão - Economia - O Sol Diário

Opinião05/04/2017 | 07h03

Clóvis Reis: Eleição do diretório do PSDB de Blumenau reforça protagonismo de Napoleão

A exemplo do que ocorreu na formação do novo secretariado, a eleição do diretório do PSDB de Blumenau reforçou o protagonismo do prefeito Napoleão Bernardes na condução dos processos internos. A definição dos delegados à convenção estadual, fórum a partir do qual se desenham os primeiros passos do partido para a disputa ao governo do Estado, reúne majoritariamente nomes vinculados à história de vida do prefeito, além dele próprio.

Entre os delegados estão os secretários Jean Havenstein (Gabinete) e Alexandro Fernandes (Samae), parceiros do projeto político de Napoleão desde a origem, e o vereador Jens Mantau, aliado que puxou o coro da candidatura própria na eleição de 2012, quando as possibilidades de êxito eleitoral ainda dividiam opiniões. O grupo também reúne representantes da velha guarda tucana, como Edélcio Vieira, José Carlos Oechsler e Marco Wanrowsky, mas mesmo eles têm no passado alguma ligação com a trajetória do prefeito.

***

O senador Dalírio Beber participou das convenções do PSDB em Blumenau, Timbó, Indaial, Gaspar, Ilhota, Balneário Camboriú, Camboriú e Itapema.

***

O ex-candidato a prefeito Arnaldo Zimmermann (PCdoB) considera arriscada a incursão do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) na disputa ao governo do Estado em 2018. Ele diz que o prefeito trocará o certo pelo duvidoso, isto é, a certeza de uma gestão com mais experiência pelos riscos de um revés no processo sucessório.

***

Virou dupla o trio de vereadores formado por Bruno Cunha (PSB), Professor Gilson (PSD) e Ricardo Alba (PP). Os novatos começaram o mandato sintonizados, mas bastaram dois meses de trabalho para que as diferenças superassem as convergências.

***

O presidente do Samae, Alexandro Fernandes (PSDB), o secretário de Infraestrutura Urbana, Regis Evaloir da Silva (PMDB), e o diretor de Manutenção de Bairros, Robinho Soares (PR), são os queridinhos dos vereadores na atual legislatura.

***

Já no âmbito interno, os secretários de maior prestígio na largada do segundo mandato são Ricardo Stodieck (Turismo) e Maria Regina Soar (Saúde), os quais o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) considera exemplo na gestão com autonomia.

***

João Paulo Kleinübing (PSD) assumiu, ontem à noite, a coordenação do Fórum Parlamentar Catarinense, que reúne os 16 deputados federais e os três senadores do Estado. A duplicação da BR-470, as melhorias no Aeroporto Quero-Quero e a concessão do trecho sul da BR-101 são as pautas que demandam atenção imediata.

***

O secretário executivo da ADR, Emerson Antunes (ex-PSC), assina ficha de filiação ao PSD neste sábado, em Lages. O governador Raimundo Colombo abonará o ingresso.

O Sol Diário
Busca