Carolina Bahia: "No balcão de negócios da reforma, Refis virou moeda valiosa" - Economia - O Sol Diário

Política17/05/2017 | 19h32Atualizada em 17/05/2017 | 19h32

Carolina Bahia: "No balcão de negócios da reforma, Refis virou moeda valiosa"

Confira a coluna desta quinta-feira

Na ânsia de garantir votos para a reforma da Previdência, o governo está negociando as dívidas de quase todo mundo que bate na porta do Palácio do Planalto e que tenha força no Congresso.  Criado para um socorro em situações extremas, de ajuda a determinado setor, o Refis virou gandaia. A medida provisória do programa de Regularização Tributária, que está na Câmara, foi modificada, ampliando os beneficiados. Estados e municípios ganharam nos prazos e juros para pagar as dívidas com o INSS, produtores rurais negociam novas condições para pagar o Funrural e até os partidos políticos poderão ganhar um Refis. Mais cedo ou mais tarde, tudo isso terá um custo para os cofres públicos.  Em tempos de austeridade fiscal e valorização da gestão, não deveria haver essa propagação de renegociação, com critérios questionáveis. Mas no balcão de negócios da reforma, o famoso Refis virou uma moeda valiosa.

 LEÃO NA PENÚRIA
Técnicos reclamam que o corte no orçamento de cerca de 40% poderá afetar operações da Receita Federal. Documento repassado a parlamentares gaúchos revela que não há recursos para manter um contrato com a Dataprev, por exemplo.

ROUPA SUJA
A situação de Dilma Rousseff na Lava-Jato só piora. O bate-boca entre o marqueteiro João Santana e o ex-ministro José Eduardo Cardozo tem tudo para resultar em novas revelações. Lembrando que Santana e Cardozo já foram homens de confiança da ex-presidente.

FORO FLEX
Líder do PSDB no Senado, o senador Paulo Bauer não assinou  a emenda ao projeto do fim do foro privilegiado que tinha o objetivo de garantir o benefício também ao vice-presidente da República. A proposta aprovada pelos senadores, mantem apenas para presidentes da República, da Câmara, do Senado e do STF o foro. Se depender de muitos parlamentares, a lei será flexibilizada.

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioInvestidores do Figueirense vão processar Alex Bourgeois, ex-CEO https://t.co/KAk2xyisS6há 2 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioFigueirense acerta a renovação de Zé Antônio, Jorge Henrique, João Paulo e André Luís https://t.co/QBWk3rh6tEhá 3 horas Retweet
O Sol Diário
Busca