Mais Amin do que nunca, Esperidião constrói projeto para voltar ao governo em 2018 - Economia - O Sol Diário

Upiara Boschi18/07/2017 | 06h01Atualizada em 18/07/2017 | 07h57

Mais Amin do que nunca, Esperidião constrói projeto para voltar ao governo em 2018

Ex-governador vai apostar em seu patrimônio eleitoral, sempre garantia de uma boa arrancada, e tentar costurar uma aliança que o torne competitivo em um cenário que até agora apresenta a possibilidade de múltiplas candidaturas e nenhum favorito

Mais Amin do que nunca, Esperidião constrói projeto para voltar ao governo em 2018 Luis Macedo / Câmara dos Deputados, Divulgação/Câmara dos Deputados, Divulgação
Amin aproveitou os holofotes da CCJ na análise da denúncia contra Temer e soube se antecipar e capitalização substituição Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados, Divulgação / Câmara dos Deputados, Divulgação

Poucas vezes Esperidião Amin foi tão Esperidião Amin quanto nos dias em que a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados analisou a denúncia da Procuradoria Geral da República contra o presidente Michel Temer (PMDB). O parlamentar do PP aproveitou cada minuto de holofote e soube se antecipar ao provável constrangimento de ser substituído por indicar voto contra o peemedebista — chamando os microfones para ele mesmo desafiar o partido a substituí-lo, o que aconteceria no dia seguinte.

Temer e as vitórias que arruínam
Aos olhos da plateia, Lula já era criminoso ou mártir antes da sentença
Leia outras colunas de Upiara Boschi

Essa disposição de Amin em ser Amin deve continuar nos próximos meses e não por acaso. Ex-prefeito de Florianópolis, ex-senador e duas vezes ex-governador, o pepista quer voltar a comandar o Estado. Vai apostar em seu patrimônio eleitoral, sempre garantia de uma boa arrancada, e tentar costurar uma aliança que o torne competitivo em um cenário que até agora apresenta a possibilidade de múltiplas candidaturas e nenhum favorito.

Em plano local, João Amin (PP) tem ganho destaque na Assembleia Legislativa como uma espécie de porta-voz do projeto. Não perde uma chance de criticar as moribundas agências regionais e de fazer pronunciamentos críticos a projetos do governo Raimundo Colombo (PSD) - em tom bem diferente do resto da bancada.

É justamente na Alesc que surgem as maiores resistências a uma quinta candidatura de Amin ao governo do Estado - lembrando que sua mulher, a ex-prefeita Angela Amin (PP) concorreu mais duas vezes ao cargo. As derrotas do projeto familiar/partidário nas eleições de 2002, 2006 e 2010 deixaram cicatrizes internas. Entre 2010 e 2014, esse sentimento fez com que Amin fosse isolado pelos grupos internos liderados por Joares Ponticelli e João Pizzolatti. O primeiro defendia adesão ao projeto de reeleição de Colombo, o segundo a aproximação com o PT. Fórmulas diferentes para tirar o partido do isolamento.

A aliança com Colombo bateu na trave na última eleição com o veto de Luiz Henrique (PMDB) ao nome de Ponticelli como candidato ao Senado, enquanto Pizzolatti acabou sendo um dos primeiros personagens a ser fulminado pela Operação Lava-Jato. Amin retomou o controle do partido no Estado com as bênçãos de deputado federal mais votado.

Sem Ponticelli, eleito prefeito de Tubarão, a resistência a uma nova candidatura de Amin fica nas mãos do deputado estadual Silvio Dreveck, presidente da Assembleia Legislativa. Ele defende a aliança com o PSD de Gelson Merisio e o PSB de Paulo Bornhausen e uma definição rápida para que o partido não perca espaço nessa composição. Não diz claramente que seu candidato é Merisio, mas até o ponto de ônibus em frente à Alesc entende as entrelinhas do acordo que o levou ao comando do parlamento.

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioBaixa umidade relativa do ar em SC exige cuidados https://t.co/CcTrWUWkn6há 1 horaRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioIguais em jogos pelo Figueirense, Thiago Rodrigues tomou menos gols que Saulo, atual titular https://t.co/2T65uquDNyhá 1 horaRetweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros