A lente da nossa vida: marca NSC representa a modernidade digital e o Estado e seu desenvolvimento - Economia - O Sol Diário

Nossa Santa Catarina16/08/2017 | 05h00Atualizada em 16/08/2017 | 05h00

A lente da nossa vida: marca NSC representa a modernidade digital e o Estado e seu desenvolvimento

Grupo de comunicação apresentou novos nome e marca na noite de terça-feira em Florianópolis

A lente da nossa vida: marca NSC representa a modernidade digital e o Estado e seu desenvolvimento Arte DC / Agência RBS/Agência RBS
Foto: Arte DC / Agência RBS / Agência RBS

Não há nenhum tipo de relação que não seja uma via de intenso compartilhamento. De troca de experiências. De conhecimentos divididos. Foi este o fio condutor para a criação da marca NSC. Coube às mentes criativas da Interbrand, uma das maiores consultoras globais de branding, o desafio de gerar a plataforma da marca. 

– É o resultado de um trabalho feito a muitas mãos, em conjunto. Nós estabelecemos desde o início que seria uma marca com um diálogo bem próximo de Santa Catarina, com uma proposta de valor envolvente. Por isso, a colocamos em votação pública. A gente tinha pensado, inicialmente, em um trabalho mais interno, obviamente com a participação dos colaboradores, mas chegamos juntos a esta proposta – explica Daniella Bianchi, publicitária e diretora da Interbrand Brasil.

Para o início da relação entre criadores, colaboradores e consumidores, o intercâmbio de desejos foi dividido e ampliado. Uma quebra de paradigmas em momentos de escolhas definitivas como essa. Depois de duas semanas de votação, em maio deste ano o nome NSC – sigla de Nossa Santa Catarina – foi escolhido por mais de 66% dos votos. O maior grupo de comunicação do Estado recebeu sua certidão de nascimento naquele momento. Das mãos e da vontade do catarinense. Da tela de seu computador ou celular. Um clique participativo e decisivo, intenso como deve ser na era digital.

– Mergulhamos no universo do Estado. Fomos entender um pouco das perspectivas, do que as pessoas estavam querendo desta marca – relembra Daniella.

A partir de uma sequência de encontros e pesquisas, com todos os públicos da empresa, a marca foi ganhando corpo, forma e atitude. Em tempos de conexão intensa, a responsabilidade de um nome exige um reforço, um ícone, um signo que aporte o conceito da marca com clareza e fácil entendimento. E assim surgiu o símbolo que representa o nosso Estado e faz alusão às telas das mídias digitais. Com a permissão de uma licença poética, o mapa geográfico de Santa Catarina, a forma mais pura que estabelece os limites de nossas terras e de nossas origens, ganha um formato moderno e atraente.

– É uma marca que tem muito a ver com a ligação do desenvolvimento do Estado, é bastante ousada, inspiradora, comprometida, com um olhar apurado de qualidade. E vibrante – define a diretora da Interbrand Brasil.

O grande diferencial da marca está na capacidade de absorver novos significados. Ela pode ser trabalhada com fotos e vídeos, sempre ressaltando as belezas de Santa Catarina. E se desdobra em três momentos: NSC Comunicação, NSC TV e NSC Notícias, o telejornal de maior audiência da emissora.Criar uma marca, quando a globalização já é uma realidade estabelecida, exige muito mais. Até pouco tempo a questão era mais tática, a marca era apenas um identificador, bastava um bom logotipo, uma boa embalagem e um bom nome. Não é mais assim. Os consumidores, estão cada vez mais exigentes, mais inteligentes, mais desafiadores. A sofisticação atingiu graus elevados. 

– Hoje, uma marca vai muito mais além. Ela passou a ter uma estratégia mais afinada. A marca está a serviço do negócio, então ela acaba sendo aplicada em uma série de dimensões, em pontos de contato que antes não ocorriam. Acaba alinhando não só a comunicação, mas o comportamento, os ambientes, os canais, os serviços e os produtos da empresa – esclarece Daniella.

Os negócios que nascem nesta nova economia já surgem com uma necessidade de branding – o trabalho de construção e gerenciamento de uma marca junto ao mercado – muito bem definida e pensada. 

– Marca é um ativo dos negócios. Foi assim que a gente pensou a NSC. Todo o trabalho de estratégia e o propósito foram feitos para ter um fio condutor muito forte, de continuidade. Foi um processo de engajamento bastante democrático – finaliza a executiva.

Foto: Arte DC / Agência RBS

Proximidade além da marca

O projeto da nova marca, dirigido pelo presidente-executivo da NSC Comunicação, Mário Neves, e coordenado por Romí de Liz, gestora da área de Comunicação e Marca, começou em agosto de 2016, quando a consultora global de branding Interbrand Brasil iniciou o trabalho de criação da plataforma. Afinalização foi em julho deste ano.

– Desde o início, a intenção foi ir além da criação de um símbolo ou de um nome, mas fazer um processo de transformação no relacionamento com todos os nossos públicos, sendo ainda mais próximos. Proximidade que vai além da marca. Passa pela relação diária com os colaboradores, com os consumidores de nossos produtos de jornalismo e entretenimento e também na busca pelas melhores soluções para os anunciantes – destaca Romí.

O lançamento da nova marca ocorreu em duas fases. Um grande evento interno, no dia 15 de julho, reuniu todos os colaboradores do Estado e marcou o início da troca de identidade em mais de 380 pontos, passando por fachadas até adesivagem dos veículos e endereços de e-mail. Na noite de ontem aconteceu o marco da segunda etapa. A marca foi lançada ao vivo, simultaneamente, na televisão e em um evento que reuniu lideranças e representantes da comunidade em Florianópolis.

Agora, as marcas NSC TV e NSC Comunicação ganham os olhos do público. A campanha, assinada pela Exit, de Joinville, valoriza Santa Catarina e os catarinenses, com uma linguagem dinâmica e próxima.

Foto: Arte DC / Agência RBS

"A intenção foi ir além da criação de um símbolo ou um nome, mas fazer um processo de transformação no relacionamento com todos os públicos da empresa"
Romí de Liz
Gestora de Comunicação e Marca da NSC Comunicação

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