Clóvis Reis: Comitê da prefeitura de Blumenau endurece controle contra criação de cargos - Economia - O Sol Diário

Opinião16/08/2017 | 08h05Atualizada em 16/08/2017 | 08h05

Clóvis Reis: Comitê da prefeitura de Blumenau endurece controle contra criação de cargos

Confira a coluna de Clóvis Reis desta quarta-feira

O Comitê Gestor da prefeitura de Blumenau, que reúne os secretários de Administração, Fazenda, Gestão Governamental e Gabinete, endureceu o controle contra a criação de cargos e a atribuição de funções gratificadas. A decisão colocou o grupo em rota de colisão com duas figuras proeminentes do atual governo: o vice-prefeito Mário Hildebrandt (PSB) e a secretária de Saúde, Maria Regina Soar (PSDB).

No primeiro caso o estremecimento ocorreu devido à inclusão de um novo membro na comissão de avaliação de imóveis, ao passo que no outro as diferenças surgiram devido às gratificações de função que chegam a R$ 3.500,00 e a horas extras consideradas excessivas. Até aqui o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) respaldou cortes semelhantes e o Comitê Gestor conta com  a manutenção dos critérios nos casos que considera contrários à política de austeridade na administração.

O grupo também discorda de decisões tomadas na URB, alegando que elas aumentam as despesas ao invés das receitas. ¿Alguns secretários não entenderam a situação econômica e vão na contramão da saúde financeira da gestão¿, reclama um membro do colegiado. O desfecho dos episódios que desataram a recente controvérsia mostrará quem tem mais força no governo, se o Comitê Gestor ou os secretários mais próximos ao prefeito.

...

A transferência do deputado João Paulo Kleinübing para o DEM não atrapalha os planos do vereador Marcos da Rosa, segundo dirigentes do partido. JPK tem como meta a eleição majoritária e a recondução à Câmara Federal seria o plano ¿c¿. Já no caso do vereador, 2018 não é prioridade e sim a próxima eleição para prefeito.

...

A propósito, são insistentes os rumores de que o vereador Almir Vieira acompanharia JPK na transferência para o DEM. O vereador confirma o convite, mas diz que não tem planos de saída do PP.

...

O PDT de Blumenau já tem plano ¿b¿ para o caso de mudança de partido do ex-vereador Ivan Naatz, convidado para coordenar a campanha do presidenciável Jair Bolsonaro (Patriotas) no Vale do Itajaí. Nessa hipótese, o candidato a deputado estadual seria o professor João Natel, com filiação programada para o mês de setembro.

...

Blumenau sedia dois eventos sobre a ocupação das cidades, nesta quinta-feira. Um deles é o seminário que apresentará o Programa Lar Legal, que possibilita o acesso à escritura do imóvel. O outro é o Seminário de Implementação da Lei de Assistência Técnica, que assegura atendimento público e gratuito para o projeto e a construção de habitação de interesse social.

...

A Unimed Blumenau assinou contrato para o atendimento dos funcionários da T-Systems, MDS e Credelesc. A negociação incorpora mais de mil clientes à rede de assistência. No total, a Unimed soma 106 mil beneficiários.

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioRoberto Alves: Maurinho foi determinante para a vitória do Avaí https://t.co/P9jjTae91Chá 1 horaRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioAvaí homenageia Marquinhos pela artilharia da Ressacada https://t.co/DyN0IU73KBhá 1 horaRetweet
O Sol Diário
Busca