Em reunião do Codesul, Colombo descarta venda do BRDE e defende reformas do governo federal - Economia - O Sol Diário

Política04/08/2017 | 16h34Atualizada em 04/08/2017 | 17h20

Em reunião do Codesul, Colombo descarta venda do BRDE e defende reformas do governo federal

Encontro reuniu também os governadores do Paraná e do Rio Grande do Sul e a vice-governadora do Mato Grosso do Sul

Em reunião do Codesul, Colombo descarta venda do BRDE e defende reformas do governo federal Diorgenes Pandini/Agencia RBS
José Ivo Sartori, Beto Richa, Raimundo Colombo e Rose Modesto participaram do evento Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

O governador catarinense Raimundo Colombo (PSD) assumiu nesta sexta-feira a presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) em cerimônia em Florianópolis. No evento, que contou com a presença dos governadores do Paraná, Beto Richa (PSDB) e do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB) e da vice-governadora do Mato Grosso do Sul, Rose Modesto (PSDB), Colombo destacou a importância da integração entre os estados vizinhos, defendeu as reformas do governo federal e descartou a venda do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), possibilidade que vinha sento discutida para ajudar o RS a aderir ao programa de recuperação fiscal do governo federal.

O encontro na Casa d'Agronômica foi uma reunião ordinária, em que o governador paranaense passou a Colombo o comando do Conselho. A troca de presidente ocorre a cada ano.

Conforme o governador catarinense, o BRDE foi um dos assuntos do encontro. A imprensa gaúcha tem noticiado que a venda do banco — inteiro ou só a parte do RS — seria uma alternativa analisada pelo Palácio Piratini para adesão ao plano de recuperação fiscal do governo federal. Seria uma contrapartida oferecida em troca do auxílio da União, que pede ativos como garantia para fechar um acordo.

— A venda chegou a ser discutida, houve um estudo feito por nós, mas não vamos prosseguir. A ideia é que o BRDE continue. Além de ter muitas dificuldades jurídicas (para uma eventual venda), o banco presta excelente serviço de desenvolvimento, alavanca a economia com financiamentos. Pela reunião, a ideia é não prosseguir com essa alternativa — declarou Colombo.

O pessedista também valorizou a integração entre os estados da região, apontada como fundamental para lutar pelas demandas em comum. Também defendeu as reformas do governo federal, ressaltando a retomada econômica, ainda que lenta.

 Há sinais de retomada econômica, mas lenta e em pequena escala. Diria que o pior já passou, mas isso não significa que tenha recuperado. Está começando uma escadinha e pra que se acelere tem que fazer as mudanças, as reformas. A principal delas a da Previdência — afirmou.

Na reunião, também foi assinado contrato entre o BRDE e a Cooperativa Central Aurora Alimentos, para financiamento no valor de R$ 49,6 milhões. O valor é parte do investimento da empresa para aquisição de duas unidades de abates, sendo uma de frangos e outra de suínos, em Erechim, no Rio Grande do Sul. A incorporação será imediata, com a continuidade normal das atividades que vinham sendo desenvolvidas.

No encontro desta sexta, o BRDE apresentou, ainda, um balanço do programa BRDE Municípios, que em seu primeiro ciclo, entre 2015 e 2017, financiou R$ 169 milhões para 60 municípios catarinenses, gaúchos e paranaenses. A iniciativa disponibiliza linhas de crédito em três braços principais: saneamento e mobilidade; infraestrutura social, rural e urbana; e desenvolvimento institucional.

O Codesul

O conselho foi criado em 1961, por meio de um convênio entre os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Em 1992, o Mato Grosso do Sul passou a integrar o Codesul. O objetivo é encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, com concentração do crescimento no centro do país. A estrutura administrativa é composta por um secretário executivo, nomeado pelo governador-presidente (cargo revezado entre os quatro governadores a cada ano) e por quatro secretários assistentes, além de corpo técnico e administrativo.

Leia todas as notícias do Diário Catarinense

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMarquinhos espera desfecho no fim de ano para saber se fica no Figueirense https://t.co/9m8qKDwMdVhá 2 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioInvestidores do Figueirense dizem que vão processar Alex Bourgeois, ex-CEO https://t.co/nBuqVynGoXhá 5 horas Retweet
O Sol Diário
Busca