Missão catarinense em Israel busca ideias para tecnologia e segurança  - Economia - O Sol Diário

Inovação08/09/2017 | 20h35

Missão catarinense em Israel busca ideias para tecnologia e segurança 

Mesmo situado na tensa região do Oriente-Médio, país é referência mundial em empreendedorismo de inovação e segurança pública

Como um país jovem, que completa 70 anos em 2018, adquiriu respeito através de suas vitórias militares e tornou-se atualmente, atrás apenas do Vale do Silício, na Califórnia, o segundo melhor ambiente do mundo em inovação e tecnologia? São estas as respostas que políticos, agentes de segurança pública e empresários catarinenses buscam a partir de segunda-feira em Israel. A missão é liderada pela Assembleia Legislativa, governo do Estado e Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia e vai visitar, até quinta-feira, empresas de tecnologia e inovação, a Universidade de Tel Aviv, fabricantes de armamentos e autoridades locais.

O subcomandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Araújo Gomes ,e o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Marcos Ghizonni, pretendem conhecer novas tecnologias de armamentos e o modelo de segurança pública local. Apesar de aparecer frequentemente no noticiário global devido ao conflito com os palestinos , Israel, com 8, 5 milhões de habitantes, tem indicadores de violência bem melhores do que Santa Catarina – Estado mais seguro do Brasil, segundo o mantra repetido pelo secretário de segurança pública César Grubba, que estava confirmado para esta viagem, mas em função dos ataques, não viajou.

Israel registrou neste ano 55 assassinatos até o mês de maio. Apenas Florianópolis, com menos de 500 mil moradores, já ultrapassou a marca de 100 assassinatos.

Todas as principais empresas de tecnologia do mundo mantêm grandes centros de pesquisa e desenvolvimento em Israel. O diretor-executivo da Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia (Acate), Gabriel Santos, explica que a intenção é conhecer essa cultura de inovação e empreendedorismo:

– Queremos entender os mecanismos de apoio e incentivo governamentais, identificar os diferenciais na formação dos talentos e criar uma ponte com investidores e empresas inovadoras com interesses em relações com o Brasil.

De olho em oportunidades

A presidente da Associação dos Municípios da região da Foz do Rio Itajaí, prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva (PDT), acompanha a missão com o objetivo de atrair investimentos:

– Empresas de tecnologia avaliam o Brasil como ambiente de instalação de novas unidades. Vamos oferecer a nossa região.

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (PMDB), também acompanha a comitiva e busca ampliar o empreendedorismo, principalmente em empresas de inovação, as startups:

– O município terá um Centro de Inovação, através do governo do Estado, e a cidade tem um projeto para um distrito de inovação. Está programada visita à Universidade e Tel Aviv e à empresa Aeronautics, especializada em aviões de defesa não tripulados.

* Renato Igor viajou a convite da Confederação Israelita Brasileira

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioRuas da zona Industrial de Joinville com abastecimento de água comprometido https://t.co/ESGlQJ1pvWhá 6 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioFigueirense completa três meses na zona de rebaixamento https://t.co/g7SHJxgrC2há 1 horaRetweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros