Balneário Camboriú recebe a partir desta terça-feira mais de 500 lojistas de todo o país que vêm em busca de negócios à SC Trade Show, feira calçadista organizada pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista com apoio da Fiesc e do Sebrae. O evento é um dos maiores do setor no país, e desta vez o clima é de otimismo. A expectativa é que sejam vendidos 2 milhões de pares de calçados _ quase 50% a mais do que na última edição, em maio.
A estreia de marcas nacionais na feira, como Via Uno e Beira Rio, reforça a importância do evento. O setor busca a retomada após três anos de retração econômica, em que foi preciso baixar preços, reduzir custos e apostar na exportação. Presidente do sindicato dos calçadistas, Almir Manoel Atanazio dos Santos diz que nesse período a exportação do calçado catarinense cresceu 30%. As maiores empresas calçadistas do Estado enviam a países como Estados Unidas, Rússia e Portugal 20% de toda a produção.
O trunfo da feira catarinense é lançar moda com antecedência: nesta edição, que vai até quinta-feira, serão apresentados os modelos para o inverno de 2018.