Porto de Itajaí abre espaço para operadores após reforma de cais - Economia - O Sol Diário

Portos27/11/2017 | 12h10Atualizada em 27/11/2017 | 18h09

 Porto de Itajaí abre espaço para operadores após reforma de cais

Berço de atracação está pronto para ser entregue

 Porto de Itajaí abre espaço para operadores após reforma de cais Guilherme Knoll / Divulgação Porto de Itajaí/Divulgação Porto de Itajaí
Foto: Guilherme Knoll / Divulgação Porto de Itajaí / Divulgação Porto de Itajaí

O Porto de Itajaí aguarda confirmação de agenda do ministro dos Transportes, Maurício Quintela Lessa, para inaugurar as obras do berço 3. Na sexta-feira o superintendente do porto, Marcelo Salles, esteve em Brasília para acertar detalhes. O trabalho já foi concluído e agora está na fase de “cura” do concreto, para que o cais possa começar a ser utilizado para atracações de navios.

As obras garantiram o reforço e o realinhamento do berço, que agora segue uma linha contínua desde o berço 1. Isso permitirá a atracação de dois grandes navios ao mesmo tempo.

O trecho dos berços 3 e 4 ainda não foi arrendado e continua sendo área pública, com opção de ter mais de um operador. A ideia é que o cais recém reformado possa ser utilizado pela APM Terminals, arrendatária do restante do terminal, e também por outras empresas. A superintendência tem buscado outros operadores para se cadastrarem no porto e utilizar o berço para movimentação de cargas.

A expectativa, agora, é pela retomada das obras do berço 4. A descoberta de uma laje submersa no fundo do Rio Itajaí-açu demandou pesquisas e atrasou os trabalhos. Recentemente os testes de perfuração foram concluídos, com bom resultado.

A Secretaria Nacional de Portos já sinalizou positivamente para um aditivo de contrato para conclusão do berço. O processo está em avaliação no Ministério dos Transportes. Serão necessários R$ 14 milhões, e a expectativa é que o berço esteja pronto e alinhado com os outros três até maio do ano que vem.

Acompanhe as publicações de Dagmara Spautz:

Sem aditivo, projetos para desemperrar trânsito na BR-101 estão parados

Justiça extingue ação do MPF contra o maior residencial do país

MP questiona contrato de médicos sem concurso público em Itajaí


Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioCatarinenses conhecem adversários na estreia da Copa do Brasil; Figueirense terá viagem mais longa https://t.co/I1lBJJZr7Ihá 9 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioPorto Belo desiste de projeto de adutora na praia https://t.co/ljiSWTdCbvhá 10 horas Retweet
O Sol Diário
Busca