Prefeitura de Itajaí quer aumentar o número de comissionados - Economia - O Sol Diário

Política12/12/2017 | 17h11Atualizada em 12/12/2017 | 17h11

Prefeitura de Itajaí quer aumentar o número de comissionados

Município está sob decreto de contingência desde o mês de junho

Dois projetos de lei que vão à votação hoje, na Câmara de Vereadores de Itajaí, aumentam o número de cargos comissionados e de gratificação na prefeitura. A proposta, enviada pelo prefeito Volnei Morastoni (PMDB), teve o pedido de tramitação de urgência aprovado na semana passada e promete causar polêmica. Itajaí está sob decreto de emergência financeira desde junho.

São 3 cargos para o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), e 22 novos cargos comissionados para atender à criação da Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana, que vai ocupar o lugar da atual Secretaria de Agricultura, com novas atribuições. Com a mudança, 9 cargos comissionados serão extintos _ o que deixa o saldo em 13 novos servidores.

A prefeitura informou que a alteração é necessária para ampliar o atendimento às comunidades que estão além da BR-101, que vinham pedindo independência do município alegando isolamento. Em nota, afirma que uma reforma administrativa vai ocorrer no início do ano que vem, com “corte de cargos, revisão da folha e benefícios”.

A reforma já havia sido anunciada em junho e a revisão do número de comissionados deveria ter sido concluída em 60 dias _ mas o prazo foi estendido. Em janeiro, logo após assumir o mandato, o prefeito chegou a falar sobre a possibilidade de um plano de demissão incentivada para os servidores efetivos.

O número total de servidores, entre efetivos e comissionados, chega a 5,2 mil _ 6% mais do que no ano passado. Itajaí tem mais de 900 cargos de comissão ou função gratificada, com indicação política.

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioLazaroni avalia Figueirense bem entrosado neste começo de Catarinense 2018 https://t.co/5F9WcsuzUthá 1 horaRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioPronto para estreia pelo Avaí em 2018, Marquinhos projeta "aguentar o ano e ser útil" https://t.co/zeg2ii3NoDhá 1 horaRetweet
O Sol Diário
Busca