Esportes noturnos são febre nas areias de Balneário Camboriú - Esporte - O Sol Diário
 

Diversão30/11/2012 | 19h58

Esportes noturnos são febre nas areias de Balneário Camboriú

Modalidades contrastam com a vida noturna famosa pela badalação

Esportes noturnos são febre nas areias de Balneário Camboriú Marcos Porto/Agencia RBS
A orla concentra diariamente praticantes de pelo menos 10 modalidades esportivas diferentes Foto: Marcos Porto / Agencia RBS
De peladeiros a atletas quase profissionais. A noite na Praia Central de Balneário Camboriú é assim, repleta de pessoas fazendo atividade física por onde se olha, e tudo na mais plena democracia. A orla concentra diariamente praticantes de pelo menos 10 modalidades esportivas diferentes.

Na Barra Sul se reúnem os praticantes de um dos esportes do momento, o beach tennis. A modalidade que começou no Brasil em 2008, no Rio de Janeiro, é praticada em Balneário há um ano - segundo o presidente da federação, Antonio Carlos Gonçalves.

 Confira as fotos dos esportes praticados à noite na Praia Central

Semelhante ao tênis, cada partida é composta por seis games, e um jogador permanece sacando o game todo. É possível sacar de qualquer ponto da quadra. Os pontos são corridos, sem vantagem, e as bolas que queimam na rede são válidas.

Essa similaridade fez com que muitos ex-tenistas se interessassem pela modalidade. Bert Antonio Seifert, 56 anos, procurou pelo beach tennis de tanto ouvir falar e há um mês reserva as noites de terça e quinta-feira para a prática.

- Eu já jogava tênis de campo, mas esse aqui cansa bem mais porque é na areia - explica.

Orlando Luz, 38, dá aulas de beach tennis na Barra Sul. Com turmas durante todas as terças e quintas-feiras, ele conta que a procura tem sido tão grande que já se programa para abrir novas turmas às segundas e quartas-feiras. Crianças a partir de seis anos de idade podem praticar.

Campeonato

Dada procura pelo esporte, no próximo fim de semana, dias 8 e 9 de dezembro, a cidade sediará o 1º Balneário Camboriú Open de Beach Tennis. Os jogos serão disputados na Praia Central nas categorias A, B e C masculina e feminina, A e B mista e infantil, até 12 anos. Sessenta duplas, com atletas entre 10 e 70 anos, estão inscritas para participar.

Fundação de esportes oferece aulas na praia

Para incentivar a prática de esportes na cidade, a Fundação Municipal de Esporte também promove aulas noturnas na praia. As aulas de handebol e futebol ocorrem de segunda a sexta-feira das 19h às 21h30min. A partir da próxima segunda-feira haverá também aulas de basquete.

As modalidades de handebol e basquete na praia, conforme o técnico da fundação, Romualdo Farias, são jogadas sem a necessidade de quicar a bola, por isso podem ser praticadas na areia. As aulas de futebol são na parte central da praia, handebol na altura da Rua 1.101 e o futebol será nas proximidades da Alvim Bauer.

Para participar, basta ir até os locais dos treinos e se inscrever direto com o professor de cada área. Romualdo destaca que as demais estruturas fixadas na praia, como as traves, são públicas e qualquer pessoa pode colocar redes e jogar.

Outras modalidades

Ao longo da praia pessoas de diversas idades praticam modalidades diversas como vôlei, bocha, skate, corrida, caminhada, ciclismo, kitesurfe e pesca, mais concentrada nos molhes da Barra Sul.

O Sol Diário

O Sol Diário
Busca