Figueirense tem bom histórico com técnicos que eram interinos - Esporte - O Sol Diário

Na expectativa30/08/2016 | 07h12Atualizada em 30/08/2016 | 07h12

Figueirense tem bom histórico com técnicos que eram interinos

Se for efetivado no cargo, Tuca Guimarães não será o primeiro técnico a passar por essa experiência no Furacão

Figueirense tem bom histórico com técnicos que eram interinos Cristiano Estrela/Agencia RBS
Foto: Cristiano Estrela / Agencia RBS

Depois de dois jogos e duas vitórias, o auxiliar técnico Tuca Guimarães ficou ainda mais cotado para assumir de forma definitiva o cargo de treinador do Figueirense. Aos 43 anos, parece que ele seguirá os mesmo passos de Dorival Júnior, Márcio Goiano e Hudson Coutinho, interinos que se transformaram em efetivos e tiveram resultados importantes pelo clube.   

Leia outras notícias do Figueirense
Acesse a tabela da Série A

Há 13 anos, o Furacão perdia o técnico Luis Carlos Ferreira, que trocou o time catarinense na elite para treinar o Marília, que estava na Segunda Divisão – na época, o interior paulista era um mercado com poder financeiro maior que o de Santa Catarina. Sem ele, o então gerente de Futebol do clube, Dorival Júnior, assumiu o cargo provisoriamente, mas uma boa sequência de resultados garantiu sua permanência. Ex-jogador, Dorival sonhava com uma oportunidade e, quando a teve soube aproveitar muito bem. Ele ficou à frente do time por mais de um ano e foi campeão catarinense de 2004.

Márcio Goiano teve uma trajetória semelhante. Ídolo do Figueirense quando jogador, assumiu o time interinamente em 2010, após a demissão do técnico Renê Weber. Ele não levantou nenhuma taça, mas levou a equipe à Série A e também ficou mais de um ano no comando do time.

O último caso de tapa-buraco que virou solução foi Hudson Coutinho. Ele ficou no lugar de René Simões e livrou o clube do rebaixamento na Série A no ano passado, empurrando o grande rival, Avaí, para a Segundona.

Tuca Guimarães não é um principiante. Ele é técnico profissional e, nesta temporada foi contratado pelo Figueira para ser auxiliar técnico do clube, justamente para ajudar Hudson, que começou o ano como comandante alvinegro.

Até agora, ele não esconde a vontade de assumir em definitivo o time, afinal Tuca tem ambições de ser treinador.

A diretoria do Figueirense é cautelosa sobre a confirmação de Tuca Guimarães, quer ter certeza que ele é o melhor nome para comandar o clube nesta missão. Mas, se for olhar o histórico de interinos que deram certo no comando do clube, o atual está seguindo o script. Além dos bons resultados, visivelmente o clima do grupo de atletas melhorou.

Aos poucos, Tuca também vai mexendo na equipe para deixar do seu jeito. A começar no gol, ele tirou Thiago Rodrigues e colocou Gatito Fernández. Na defesa, ele também mexeu, colocando Werley. E, na vitória sobre o Santos, montou um meio de campo mais defensivo e com três volantes, protegendo melhor a defesa.

Criado no futsal técnico no interior

Tuca Guimarães era técnico do Atlético de Sorocaba, no interior de São Paulo, e preparava a equipe para a disputa da Série A2 do Paulistão quando foi convidado para ser auxiliar do Figueirense. Ex-jogador de futsal, o interino do Furacão é daqueles que gosta de surpreender em campo. Segundo ele, ao site do clube no início da temporada, prefere montar times que surpreendam o adversário:

– Na formatação do jogo, quando você varia situações, você complica o adversário. Acredito que conseguir fazer a equipe mudar seu sistema tático dentro de um jogo, é uma das chaves do sucesso. 

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioVÍDEO: divulgado trailer de filme sobre indústria pornô gay estrelado por James Franco https://t.co/u3P4yGKTbuhá 11 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioOposição recorre à PGR com representação contra ministro da Justiça https://t.co/J3R87rHpqwhá 13 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros