Cerimônia de abertura marca início dos Jogos Estudantis da Primavera em Blumenau - Esporte - O Sol Diário

Esporte05/09/2016 | 21h52

Cerimônia de abertura marca início dos Jogos Estudantis da Primavera em Blumenau

Oito mil estudantes competem a partir desta terça-feira em 16 modalidades

Cerimônia de abertura marca início dos Jogos Estudantis da Primavera em Blumenau Patrick Rodrigues/Agencia RBS
Cerimônia de abertura encantou os alunos-atletas presentesno ginásio Galegão Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS

Foi dada a largada. Na prática, a 43ª edição dos Jogos Estudantis da Primavera começa nesta terça-feira em Blumenau. Na tarde desta segunda-feira, porém, as "escolas-delegações" cruzaram a quadra do Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão, para festejar o início dos jogos. E a festa foi grande, assim como é a competição. Como todas as escolas podem participar, sejam municipais, estaduais ou particulares, 71 instituições de ensino têm atletas inscritos, somando cerca de 8 mil estudantes. As modalidades são disputadas no Complexo Esportivo do Sesi. 

::: Augusto Ittner: "Ah, a Primavera"

A grandeza do evento, considerado um dos maiores do país entre as competições estudantis, aparece na força dos atletas que revela. Iniciados nos Jogos da Primavera, três atletas olímpicos blumenauenses estiveram na cerimônia de abertura com emoção à flor da pele. Os marchadores Jonathan Riekmann, José Baggio e Moacir Zimmermann, que fizeram parte do Time Brasil na Olimpíada Rio 2016, participaram do revezamento da tocha da competição estudantil e fizeram a alegria de jovens e crianças.

— Graças aos Jogos da Primavera, que me estimularam quando eu estudava praticar uma atividade física sonhando em participar do campeonato, eu consegui ir para uma Olimpíada. Isso aqui desperta a vontade dos alunos e é um orgulho poder carregar a tocha hoje — conta Zimmermann.

Para Baggio, é necessário que as cidades tenham iniciativas que coloquem a criança não apenas na prática de esportes, mas também para vivenciar o saudável ambiente de competição, como o que os Jogos da Primavera proporciona. Assim, os jovens se familiarizam com as atividades e desenvolvem o gosto pelo esporte:

— Essa é uma fase importantíssima para o esporte (a infância). É onde você descobre atletas e talentos. Com certeza um evento como esse é um celeiro para uma nova geração olímpica em Blumenau.

Jonathan Riekmann, que abriu o revezamento da tocha dos Jogos da Primavera, também falou da emoção de participar da cerimônia e das lembranças da infância;

— Conseguir uma vaga para participar do futsal, por exemplo, era uma batalha, e todo mundo queria participar! E poder sentir esse clima dos Jogos da Primavera com a criançada é muito legal, porque é um evento muito importante para o esporte de Blumenau. 

Retrato da nova geração

Os três atletas olímpicos deram uma volta na quadra do Galegão e passaram - simbolicamente - a chama para a atleta mais jovem a competir nesta edição dos Jogos da Primavera. A pequena ginasta Stephanie Moritz Müller, de apenas cinco anos, aluna do Colégio Bom Jesus Santo Antônio, acompanhou os atletas até a pira olímpica, que foi acesa por Zimmermann. A jovem representou o início da caminhada esportiva na vida dos atletas que ocorre nos Jogos da Primavera e encheu a família de orgulho:

— Acredito que (praticar esporte) seja um futuro melhor, mais saudável para ela. Sabemos onde ela está, que está exercendo uma atividade para ter melhor qualidade de vida e ela gosta muito. A irmã já participa há três anos e é um espelho. Ela quer sempre estar fazendo os exercícios, as acrobacias, e eu prefiro que ela esteja no esporte do que passeando por aí — conta orgulhosa a mãe Soraia Moritz Müller.

JORNAL DE SANTA CATARINA

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMaikon Padilha conquista cinturão no Campeonato Brasileiro de Muay Thai https://t.co/ketu4sF17Mhá 4 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioEscolas catarinenses estreiam nos Jogos Escolares da Juventude https://t.co/jFaQlo1gt8há 6 horas Retweet
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros