Exposição sobre a história do futebol chega à Grande Florianópolis - Esporte - O Sol Diário

RELÍQUIAS23/09/2016 | 18h18Atualizada em 23/09/2016 | 18h20

Exposição sobre a história do futebol chega à Grande Florianópolis

Coleção com camisas e objetos dos principais jogadores do mundo segue até o dia 20 de novembro no Continente Shopping

Exposição sobre a história do futebol chega à Grande Florianópolis Daniely Gomes Pereira/Divulgação
Foto: Daniely Gomes Pereira / Divulgação

Quem ama futebol de verdade já sonhou em ver de perto a bola usada na primeira Copa do Mundo de 1930, no Uruguai, ou as chuteiras da segunda edição, na Itália. Os fanáticos já quiseram ver as camisetas usadas por Ronaldo Fenômeno ou a de Pelé. Essas relíquias que contam um pouco sobre esse jogo que é amado nos quatro cantos do mundo estão expostas na mostra A história do futebol, no Continente Shopping. 

Veja outras notícias sobre futebol

O evento de abertura contou com a presença do vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Delfim de Pádua Peixoto Filho, que se encantou com a coleção de camisetas. 

-Vamos apoiar para que esta exposição não fique somente no Brasil. Todos precisam conhecer essa história. Futebol também é cultura e essa exposição pode melhorar o desejo dos mais jovens de participar do esporte - destacou Delfim.

A história das 20 edições das Copas do Mundo já realizadas é contada por meio de objetos usados, como as camisas de Maradona, Cristiano Ronaldo, Messi, Henry, Beckham, Lothar Matthäus, Del Piero, Bergkamp, entre outros. Além das camisas, medalhas, chuteiras, caneleiras, bolas, flâmulas, jornais e revistas somam ao acervo que contém cerca de 400 objetos.

O professor Jules Soto é o curador da exposição. Ele explica que se trata de um arquivo museográfico e não apenas de peças soltas. 

-Fizemos um trabalho acadêmico, registrado, tudo está de acordo com as normas do Conselho Internacional de Museus. Esta exposição vai representar nosso país em qualquer lugar no mundo - explicou.

Foto: Daniely Gomes Pereira / Divulgação

A mostra é uma realização do Instituto Cultural Soto, em parceria com a Univali (Universidade do Vale do Itajaí), a Federação Catarinense de Futebol e o Continente Shopping. Depois do Continente Shopping, a exposição segue para os Emirados Árabes, a Europa e todas as cidades-sede da próxima Copa do Mundo, na Rússia.
 
Serviço
O quê: exposição A história do futebol
Quando: até o dia 20 de novembro, das 14h às 20h
Onde: Espaço Museu, no Continente Shopping
Quanto: inteira R$ 10, meia-entrada R$ 5
Para o agendamento de grupos ou visita guiada de escolas, é possível solicitar via email maio@univali.br ou telefones (47) 9266-1005 e (47) 9967-0607


 
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros