Referência para jovens atletas, Copa Guga Kuerten vira casa das promessas do tênis nacional - Esporte - O Sol Diário

Tênis11/10/2016 | 07h59Atualizada em 11/10/2016 | 08h00

Referência para jovens atletas, Copa Guga Kuerten vira casa das promessas do tênis nacional

Referência para jovens atletas, Copa Guga Kuerten vira casa das promessas do tênis nacional Leo Munhoz/Agencia RBS
Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS

A Copa Guga Kuerten é um dos grandes destaques da Semana Guga. O torneio que reúne atletas de 9 a 18 anos é um dos principais do país e está consolidado como um verdadeiro criador de talentos. Jogadores do Brasil e de outros países vem a Florianópolis em busca de uma competição de alto nível.

– O torneio agrega muito até pela imagem do Guga, só ver o número de meninos e meninas que jogam e é uma pena só ter um campeonato desses por ano – analisa o técnico Fernando Roese, que trabalhou com Bruno Soares e Flávio Saretta, e hoje tem um atleta na Copa Guga.

Meninos que estão na categoria de 14 anos almejam não só o título, mas uma vaga no Le Mondial Lacoste, torneio que reúne apenas seis atletas, de todo mundo, para disputar a competição que acontece durante o ATP World Tour Finals, de 13 a 20 de novembro.

– No ano passado fiquei que segundo e foi muito dolorido. Treinei mais e estou mais preparado para tentar a vaga. Só o torneio do Guga proporciona isso – disse o baiano Natan Rodrigues.

O brasiliense Paulo Santos, de 16 anos, quer ser profissional e por isso começa a disputar campeonato na categoria 18 anos.

– É um torneio importante para a nova geração, aqui se abrem muitas portas – analisou Santos.

Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS

Para aqueles que veem o tênis como uma oportunidade de fazer uma faculdade nos Estado Unidos o torneio também ajuda, afinal os resultados em grandes campeonatos são importantes na avaliação. É o caso da curitibana Thais Andreotti.

— Eu jogo aqui desde os 12 anos, agora estou com 16 e disputo a categorias 18 anos. O campeonato é muito bom. É o meu preferido. Vem gente de tudo que é lugar. Eu quero ir para tênis universitário e aqui me ajuda a evoluir meu jogo — completou Andreotti. 

Leia mais

Tropa de elite do tênis paralímpico chega a Floripa para a Copa Guga

 
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros