Diori Vasconcelos: a solução virou problema - Esporte - O Sol Diário

Tecnologia no futebol14/12/2016 | 20h32Atualizada em 14/12/2016 | 21h52

Diori Vasconcelos: a solução virou problema

Comentarista de arbitragem da Rádio Gaúcha analisa impacto de equívoco de árbitro de vídeo em jogo do Mundial de Clubes da Fifa

Diori Vasconcelos: a solução virou problema TOSHIFUMI KITAMURA/AFP
Árbitro Viktor Kassai contou com auxílio de árbitro de vídeo para tomar decisão polêmica Foto: TOSHIFUMI KITAMURA / AFP

Quem pensava que o uso da tecnologia na arbitragem poderia acabar com os erros e tiraria a graça do futebol estava enganado. A ação do árbitro de vídeo no jogo entre Nacional de Medellín x Kashima Antlers mostrou que a polêmica está só começando. 

Um pênalti equivocado foi o cartão de visitas da atração. Em posição adiantada, o atleta japonês interfere no adversário do Nacional e o impede de jogar. Isso precede a penalidade que, portanto, não deveria ter sido marcada quando o jogo estava 0 x 0. 

Leia mais:
Guardiola admite má fase, mas pede tempo no comando do City
Lewandowski renova contrato e ficará no Bayern até 2021
Menino afegão que vestiu camisa de Messi feita de plástico conhece ídolo

Não estamos falando de algo simples de ser implementado. Talvez seja a mudança mais radical na história das regras do futebol. É natural que apareçam problemas e que a partir disso ocorra o aprimoramento. Por outro lado, o equívoco não precisava ter sido tão grande. Afinal, a novidade que chegou para ser solução começou a ser vista pelo público como problema logo na estreia. 

A pressa e a ansiedade geraram o erro e colocaram em dúvida o uso da tecnologia na arbitragem. Agora, a tarefa da Fifa será ainda mais difícil. Em meio ao processo de descoberta do modo ideal de como operar um sistema complexo, será preciso driblar a rejeição e convencer o público.

 
  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros