Cabo tem novas tarefas na "folga" que a tabela dá ao Figueirense - Esporte - O Sol Diário

Série B29/06/2017 | 08h52Atualizada em 29/06/2017 | 08h52

Cabo tem novas tarefas na "folga" que a tabela dá ao Figueirense

Treinador consegue cumprir tarefas urgentes, mas período de 10 dias entre jogos na competição possibilita melhor implantação de filosofia

Cabo tem novas tarefas na "folga" que a tabela dá ao Figueirense Luiz Henrique/FFC
Treinador tem novas prioridades no comando alvinegro Foto: Luiz Henrique / FFC
DC Esportes
DC Esportes

Vitória para reanimar a torcida, mas principalmente para melhorar o clima dos próximos dias do Figueirense. Depois do 3 a 1 sobre o Londrina, o conjunto alvinegro tem 10 dias com espaço para trabalhar até o próximo desafio na tabela da Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe encara o Ceará no sábado seguinte, dia 8, no Scarpelli. Tempo para que, enfim, o técnico Marcelo Cabo possa implantar suas ideias no Figueira.

Com jogos em sequência desde a estreia na área técnica, mesmo sem ter alguma atividade de campo, o treinador conseguiu quatro pontos nos quatro jogos consecutivos. Agora, porém, espera aproveitar o tempo para passar sua filosofia de trabalho ao plantel. Cabo conseguiu encontrar a formação ideal e melhorar a produção. Mas o espaço curto entre as partidas não permitiu ao comandante aprofundar, por exemplo, o plano tático da equipe.

— Temos uma boa formação, mas crio a variação dentro dela, às vezes duas ou três. Precisamos de alternativas, ainda que tenhamos encaixado. Trabalho sistemas diferentes e opto por um, e utilizo as variações. É meu método de trabalho. Vamos criar alternativas para não ficarmos engessados no sistema — explica o treinador.

Algumas urgências, assim que assumiu, Marcelo Cabo conseguiu resolver. Porém, ainda há pendências e a evolução da equipe exige novos temas entrem na pauta alvinegra.

Recuperar a confiança do elenco
Ainda no empate em 1 a 1 com o Santa Cruz, duas rodadas atrás, os atletas demonstraram estarem menos pressionados. Na vitória sobre o Londrina, a equipe jogou solta e, definitivamente, a confiança foi retomada.

Suportar pressão da torcida e da imprensa
O treinador Marcelo Cabo soube levar o momento da equipe e blindou o elenco da pressão externa. A vitória sobre o Londrina, na última terça, deu novas esperanças ao torcedor.

Bola parada defensiva
Ainda que os gols não foram de forma direta, a equipe sofreu com a bola parada nos últimos dois jogos – o tento no empate com o Santa Cruz teve início em lateral e o do Londrina a partir de cobrança de falta. O item segue na pauta para ser trabalhado nos próximos dias.

Encaixe de camisas 10
Marco Antonio centralizado, na armação, e Jorge Henrique pelo lado de campo, no ataque. O Figueirense funcionou desta forma, mas há potencial para que fazer com que ambos rendam mais.

Evolução tática
No 4-1-4-1, a equipe se reencontrou na Série B, com Zé Antônio entre as linhas. Na fase ofensiva, o 4-3-3 ainda carece de organização. Porém, o técnico Marcelo Cabo – inclusive identificou a necessidade – busca outras formas da equipe se posicionar no campo no decorrer dos jogos para não ser decifrada pelos próximos adversários.

Reforços para a defesa
O goleiro Thiago Rodrigues precisa ter ao menos uma sombra, uma vez que Fábio e Luís Carlos deixaram o clube. Com as lesões de Dudu (fratura em osso do braço) e Guilherme Lazzaroni (estiramento muscular) as laterais podem entrar na pauta de contratações.

Aumentar leque de atletas utilizáveis
A equipe se encaixou, mas ainda carece de alternativas. Dos atletas disponíveis, no momento, Luidy tem aparecido regularmente. O treinador ainda precisa identificar os nomes de confiança para mudar o cenário de jogos quando necessário, e não apenas utilizar as substituições pela necessidade de reposição.

Leia mais notícias do Figueirense
Confira a tabela da Série B

 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioAcordeon Festival reúne músicos do Sul do Brasil em show de celebração do instrumento em vários ritmos https://t.co/7OC3rQcCGUhá 29 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioChapecoense confirma amistoso contra Roma em setembro https://t.co/o2kdK6bnmKhá 2 horas Retweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros