Com ou sem Marquinhos? Números mostram desempenho do Avaí com e sem o camisa 10 em campo - Esporte - O Sol Diário

Série A04/07/2017 | 07h43Atualizada em 04/07/2017 | 16h31

Com ou sem Marquinhos? Números mostram desempenho do Avaí com e sem o camisa 10 em campo

Galego jogou oito dos 11 jogos do Leão no Campeonato Brasileiro

Com ou sem Marquinhos? Números mostram desempenho do Avaí com e sem o camisa 10 em campo Cristiano Estrela/Agencia RBS
Foto: Cristiano Estrela / Agencia RBS
DC Esportes
DC Esportes

A ausência do meia Marquinhos no Avaí no duelo contra a Ponte Preta, no domingo, na Ressacada, voltou a ser assunto após o empate por 0 a 0. Se na vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, na última segunda-feira, o desfalque do Galego chamou a atenção porque o time teve a melhor atuação no Brasileirão, desta vez a falta do camisa 10 foi notada por quem queria ver a equipe com mais qualidade no meio de campo, o que poderia ter sido o diferencial do Leão para conquistar a segunda vitória consecutiva na competição. Para analisar a importância do capitão no desempenho do grupo, o DC destrinchou alguns números do time nos oito duelos em que ele atuou na Série A e nas três partidas em que esteve fora de combate.

A presença ou não do atleta de 35 anos não representa, numericamente, acréscimos significativos na média de passes certos e errados durante os jogos. Quanto às finalizações, o Leão chuta mais a gol quando ele está em campo: 10,9 contra 6,3 tentativas. No entanto, a ausência do meia faz o time ter melhor aproveitamento, acertando mais na meta adversária: 36,8% de tiros certeiros, contra 26,4% nas vezes em que M10 joga.

O número que representa maior diferença em relação à participação do jogador está nos desarmes. Sem Marquinhos, são 5,2 de desarmes certos a mais por duelo.

No entanto, há situações que os números não mostram. A importância do Galego transcende as estatísticas, já que ele é a referência técnica do grupo. Com sua presença, o time ganha experiência e liderança. Além disso, é sempre uma opção importante na bola parada, o que pode decidir um jogo.

Sua presença no jogo contra o Grêmio, no domingo, às 19h, é praticamente certa. Ontem, o clube entrou com o pedido de efeito suspensivo da punição que o meia cumpre por causa da expulsão diante do Flamengo. 

Foto: Arte DC / Arte DC
Foto: Arte DC / Arte DC

Acesse a tabela do Brasileirão Série A
Leia mais notícias sobre o Avaí

 
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros