Com troféu transitório e carregado de história, Jasc são renovados para atrair os jovens - Esporte - O Sol Diário
 
 

De cara nova27/07/2017 | 07h30Atualizada em 27/07/2017 | 07h30

Com troféu transitório e carregado de história, Jasc são renovados para atrair os jovens

Jogos Abertos de Santa Catarina serão lançados nesta quinta-feira em Lages

Com troféu transitório e carregado de história, Jasc são renovados para atrair os jovens Marco Favero/Agencia RBS
Novo troféu dos Jasc é uma das novidades da competição, que este ano terá a final estadual em Lages Foto: Marco Favero / Agencia RBS

Rejuvenescer uma marca que está na história de Santa Catarina há quase seis décadas. Esse é o desafio dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), que será lançado nesta quinta-feira, em Lages, cidade-sede da fase Estadual, entre os dias 3 e 11 de novembro. Uma das novidades desta edição é o troféu, que homenageia os atletas e permanecerá apenas um mês nas mãos da equipe campeã. 

Segundo o presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Erivaldo Caetano Júnior, o Vadinho, o novo troféu foi produzido em aço escovado e pretende mostrar a união do Estado por meio do esporte. A proposta é homenagear os campeões com nome e ano dos vencedores em uma placa afixada no troféu – algo semelhante ao que ocorre na Copa Libertadores da América e na Liga dos Campeões da Europa. Já estão gravados na peça todos os ganhadores desde os primeiros Jasc, em 1960, quando Florianópolis se sagrou campeã, até a última edição, em 2015, em que Itajaí ficou com o título. 

— Nossa ideia é fazer com que o troféu seja cobiçado por todos os municípios que participam. Ele fica 30 dias com o campeão. Depois, é lavado para lugares como shoppings, sede do governo, escolas — explica o presidente da Fesporte. 

Equipes de 204 cidades participarão das finais em 26 modalidades. Serão em torno de 5 mil atletas e um público estimado de 100 mil pessoas em Lages. O dirigente máximo da fundação diz que os Jasc receberam nova roupagem com o objetivo de tornar as competições mais atrativas e alegres. A ideia é atrair os jovens por meio das redes sociais. 

— Queremos trazer mais vida para os jogos — frisa Vadinho.

Jogos Abertos de SC têm o apoio da iniciativa privada 

Diretor-administrativo da Fesporte, Marcelo Greuel afirma que o troféu é uma peça simbólica do esporte de Santa Catarina. Ele lembra que a competições já foram muito forte no Estado, inclusive com importância política e esportiva. 

— Os Jasc tiveram altos e baixos. Perdemos contato com a juventude, os jogos deixaram de ter muita importância para eles. Temos de rejuvenescer a marca, e é isso que estamos fazendo. Haverá transmissão pelas mídias sociais — conta Greuel. 

Neste ano, os Jasc têm o apoio da iniciativa privada, algo inédito até então, e novos parceiros devem ser anunciados hoje à noite. Marcelo garante que o evento foi reinventado e que o sentimento é de que a cidade da Serra Catarinense sediará uma grande competição. 

— Estamos reconstruindo essa interação com a juventude. Queremos criar impacto visual nas arenas de competição e na cidade, para que as pessoas, ao entrarem em Lages, percebam que estão nos Jasc. O sentimento é de que será um grande evento, serão os jogos da virada, do fortalecimento dos Jogos Abertos — finaliza.

Placas afixadas no troféu lembram as equipes vencedoras desde a primeira edição dos Jasc Foto: Marco Favero / Agencia RBS

SERVIÇO

A 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) ocorre entre os 3 e 11 de novembro de 2017 em Lages. 

O lançamento é nesta quinta-feira, às 19h30min, no Ginásio do Clube Caça e Tiro 1º de Julho (Rua Cirilo Vieira Ramos, 1.700), em Lages. 

NÚMEROS 
13 mil atletas no total
, desde o início das competições até as finais em Lages;
5 mil atletas em Lages;
500 dirigentes esportivos, entre técnicos e organizadores das equipes; 
204 cidades participantes; 
26 modalidades em disputa;
44 troféus e 543 medalhas serão distribuídas;
100 árbitros comandam os Jasc;
100 mil pessoas é o público estimado em Lages. 

Leia mais: 
Lages é oficializada como sede dos Jasc em 2017 
Confira outras notícias sobre os Jasc

O Sol Diário
Busca