Barroso pede desistência, e Copa SC pode contar com campeão da Série B - Esporte - O Sol Diário

Futebol catarinense21/08/2017 | 18h17Atualizada em 21/08/2017 | 18h17

Barroso pede desistência, e Copa SC pode contar com campeão da Série B

Terceira reunião sobre a competição vai aglutinar clubes da Série B do Catarinense para deliberar sobre herança deixada pelo time de Itajaí

Barroso pede desistência, e Copa SC pode contar com campeão da Série B Maykon Lammerhirt/Agência RBS
Equipe rebaixada no Catarinense, Almirante Barroso deixa a Copinha Foto: Maykon Lammerhirt / Agência RBS
João Lucas Cardoso
João Lucas Cardoso

joao.lucas@somosnsc.com.br

A Copa SC deve ter novo clube. O Almirante Barroso comunicou na última sexta-feira a desistência da competição e abriu espaço para um novo time – ou não. É o que vai ser discutido no terceiro conselho técnico do torneio. A Federação Catarinense de Futebol (FCF) convocou para a quinta-feira, às 16h, uma reunião com os 10 clubes que disputam a Série B do Campeonato Catarinense. Eles irão deliberar se aceitam que o campeão do torneio que está em andamento herde a vaga da agremiação de Itajaí.

Brusque, Inter de Lages, Joinville e Tubarão definiram em julho a fórmula de disputa e a intenção é que não haja mudança. Os clubes da Série B, anteriormente, chegaram a pedir entrada na competição, com campeão e vice, mas não conseguiram. O Almirante Barroso oficializou a saída competição na última sexta-feira.

Será o terceiro conselho técnico da competição. O primeiro, realizado no dia 24 de julho, definiu a fórmula de disputa com cinco equipes. Praticamente uma semana depois, uma nova reunião foi realizada em que os então cinco participantes deliberassem sobre o acesso de times da segunda divisão. Nenhum representante apareceu, e tudo foi mantido.

A Copa Santa Catarina será realizada entre 8 de outubro e 3 de dezembro. A competição não ocorria desde 2013. Além do troféu, a competição dá direito a uma vaga na Copa do Brasil de 2018. Os times se enfrentam em turno, returno, semifinais e finais.

Caso o mesmo time vença os dois turnos, a semifinal será composta por outros três que avançam pelo índice técnico. Caso dois times diferentes faturem turno e returno, são dois que passam pelo índice.

Nas finais, há a promessa de mais emoção. Abrindo mão do critério do gol qualificado na decisão, a disputa pode ir para os pênaltis caso os duelos de ida e volta terminem empatados em pontos e saldo de gols.

Por enquanto, três times catarinenses estão confirmados na Copa do Brasil do ano que vem, de acordo com a classificação do Catarinense de 2017: Chapecoense, Avaí e Criciúma. A participação do Figueirense, embora ainda não confirmada, deve acontecer por meio do Ranking Nacional de Clubes — a CBF inclui os melhores colocados para vagas que não são repassadas ou preenchidas paras as federações de estado.

Leia mais:
Confira outras notícias sobre esportes

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioFigueirense fará pré-temporada no CFT do Cambirela, em Palhoça https://t.co/PFcBOiwjuEhá 1 horaRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioClaudinei promete que Avaí vai brigar até o final contra a queda https://t.co/Ow0heLT0Czhá 7 horas Retweet
O Sol Diário
Busca