Dez a fio: contagem regressiva para a primeira prova da vida - Esporte - O Sol Diário

Desafio19/08/2017 | 08h45Atualizada em 19/08/2017 | 08h45

Dez a fio: contagem regressiva para a primeira prova da vida

Confira a saga do repórter João Lucas Cardoso na preparação para prova de 10k da Maratona Internacional de Florianópolis, em 27 de agosto

Dez a fio: contagem regressiva para a primeira prova da vida Cristiano Estrela/Diário Catarinense
Repórter João Lucas está em preparação aos 10k da Maratona Internacional de Floripa    Foto: Cristiano Estrela / Diário Catarinense
João Lucas Cardoso
João Lucas Cardoso

joao.lucas@somosnsc.com.br

Está aberta a contagem regressiva para a primeira prova de corrida da vida, os 10 quilômetros da Maratona Internacional de Floripa. Da metade desta semana em diante, começaram os primeiros últimos treinos, por assim dizer: a última corrida forte, a última atividade de tiros em velocidade... De intensidade que não imaginava ser capaz de atingir antes do desafio começar, e que me surpreenderam ao conseguir. Nas conversas com o técnico Fabiano Braun, a prova é assunto recorrente em meio ao andamento dos treinamentos.

Foto: Arte DC / Arte DC

Tanque cheio
O começo da semana teve consulta com o nutricionista Guilherme Rosa. Discutimos sobretudo a alimentação no período de treinamentos e, principalmente, sobre as orientações no dia da prova. Inclusive, o treinamento de domingo vai ter uma simulação do aconselhamento para o desafio, com a mesma alimentação e horário de largada para o treino de nove quilômetros. Próximo do que me acostumei a fazer, mas com informações valiosas para ter energia para fazer os 10k, e bem.

Confira no vídeo abaixo como foram os últimos treinamentos de corrida. 

Confiança alta
Os treinamentos do começo da semana foram superados dentro da proposta e sem esforços tremendos. Colocaram em dia a confiança para que os outros dois, de intensidade alta, fossem completados conforme o proposto. Na quinta-feira, a corrida de 5 quilômetros foi feita abaixo do tempo estimado. Mas no dia seguinte sentia dores musculares nas pernas. Porém, por escolha minha, resolvi encarar os quatro tiros de um quilômetro cada, na primeira hora ensolarada de sexta-feira. Consegui, quando achei que não seria capaz. As palavras do Fabiano, da Floripa Runnners, aumentam outro tanque, o da autoestima:

- Esse conjunto de estímulos diferentes fazem com que o corpo sinta, naturalmente. Mas você reagiu bem, estava no treino seguinte alcançando os resultados prescritos na planilha. Estou satisfeito.

Tirando o pé
A contagem é regressiva, e os treinamentos vão baixar de intensidade para chegar inteiro, sem dor alguma, na Beira-Mar Norte na manhã do próximo domingo. Conforme o treinador, tenho pela frente mais três treinos de corrida: o longa no domingo e mais dois no decorrer da semana.

- Entramos no período chamado polimento, serão treinos mais leves para que o corpo descanse para o estímulo que vai ter no dia 27. 

Técnico Fabiano Braun analisa a evolução do repórter nos treinamentos.

Acompanhe
Na edição de fim de semana do Diário Catarinense, nas manhãs de sábado na rádio CBN Diário e aqui no site do DC, o leitor é convidado à acompanhar a saga do repórter João Lucas Cardoso. O jornalista de 35 anos está em preparação para encarar a prova de 10 quilômetros da Maratona Internacional de Floripa, no dia 27, e conta sobre os treinamentos, dá dicas sobre preparação e relata aprendizados.

Leia mais:
Dez a fio: repórter vai encarar os 10k da Maratona Internacional de Floripa
Dez a fio: repórter aprende a dosar esforço e a seguir com disciplina os treinamentos
Dez a fio: primeiras dores causam mudança no plano de treinamentos
Dez a fio: motivado por "perebas" na retomada dos treinamentos
Dez a fio: esforço e exaustão na metade do caminho rumo aos 10k
Dez a fio: desafiado sente evolução nos treinos e se anima com proximidade da prova

O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros