Ginasta blumenauense vai se dedicar ao circo - Esporte - O Sol Diário

Esportes18/08/2017 | 08h52Atualizada em 18/08/2017 | 08h52

Ginasta blumenauense vai se dedicar ao circo

Depois de 17 anos dedicados ao esporte, Gabriel Dias se prepara para trabalhar com artistas no Canadá

Ginasta blumenauense vai se dedicar ao circo Lucas Correia/Agência RBS
Foto: Lucas Correia / Agência RBS

O bigode não chega a ser igual ao do Nietzsche e o cavanhaque nem é tão homogêneo quanto o de Tony Stark em Homem de Ferro, mas indica que o menino cresceu. Longe de ser aquele garoto apelidado de Capique mais de uma década atrás, o ginasta Gabriel Suski Dias, hoje aos 22 anos, acumulou medalhas e mais medalhas nos 17 anos dedicados ao esporte. Experiência suficiente para tomar uma decisão um tanto alternativa: ele vai deixar os tablados, argolas, cavalo, barra e paralelas para se dedicar a outra área que exige tanto contorcionismo quanto: o circo.

Ex-promessa para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Gabriel já estava com um olho em Tóquio-2020 e tinha oito competições agendadas para este ano – desde Jogos Abertos de Santa Catarina, Campeonato Brasileiro, até eventos internacionais no Qatar, Portugal e México. A proposta, porém, o fez repensar. O convite de um amigo que mora há quatro anos no Canadá fez o jovem querer mudar o ofício de atleta para artista. O que se confirmou. Depois de passar por uma peneira – assim como ocorre no esporte –, Gabriel recebeu o convite para integrar a equipe do Cirque Cavalia, de Montreal, no Canadá.

— Essa decisão no começo foi difícil, eu tinha um pouco de dúvidas se ia deixar a ginástica que está na minha vida há 17 anos. Mas depois que me explicaram como ia ser, escolhi ir para lá. Não só o circo como o fato de conhecer novos lugares, novas pessoas, são coisas que me motivaram – conta.

A passagem já está comprada (Gabriel embarca na segunda-feira para a terra da folha Maple), os shows que ele irá fazer já estão definidos, assim como o tempo que terá de treinamento antes de se apresentar ao público pela primeira vez – serão 30 dias de preparação para as acrobacias. Não que o (ex?) atleta não esteja acostumado com a presença de pessoas em arquibancadas, é claro, mas as apresentações do circo são diferentes daquelas que ele se habituou a fazer durante quase duas décadas dedicadas à ginástica.

— Não é a mesma coisa, mas é (risos). No circo vai ser só questão de treinamento. Acho que a parte mais tensa para mim vai ser a adaptação à língua, cultura, já que falo bem pouco inglês. Vou saber pedir comida lá, me virar, e olhe lá — brinca Gabriel, sem esconder a tensão de se adaptar às aventuras na América do Norte que terá a partir da semana que vem.

Questão financeira pesou na decisão

Embora seja cauteloso a falar sobre o assunto, Gabriel não esconde o fato de que a grana também influenciou na decisão. E é fácil entender o porquê: em um projeto olímpico que o orgulhoso José Dias, pai do atleta/artista entrega, estão destacados os valores anuais para manter o filho em nível internacional. Com despesas em fisioterapia, nutrição, seguro do atleta (em caso de lesões), ajuda de custo para ele e técnico, despesas com materiais de treino, transporte, alimentação, fisioterapia, são R$ 216 mil anuais. Mas de nada adianta treinar incansavelmente sem disputar campeonatos, certo? E aí que vem outra pancada: só em competições, brasileiras e internacionais, somam-se mais R$ 180 mil. São quase 400 barões por ano necessários para literalmente garantir um alto rendimento para Gabriel.

— Não era fácil. Principalmente antes de renovações com patrocinadores eram 24 horas por dia de tensão — destaca José Dias, pai de Gabriel.

— A parte financeira foi importante, óbvio, eu mentiria se dissesse que não. Mas topei o desafio até pela experiência, pelo fato de ir para outro país e viver situações diferentes das que eu estava acostumado. Vou me jogar de cabeça e dar meu melhor — garante Gabriel, cujo contrato com o circo canadense terá dois anos de duração.

Renovar o negócio em 2019? Se depender da vontade e dar piruetas do (ex!) atleta, sim.

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioNa véspera de seu aniversário, Temer tem despachos internos no Planalto https://t.co/YXQNxb9nJMhá 2 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioTerceirizada que administra prisões em SC suspende serviços por falta de pagamento https://t.co/PZs2CbECznhá 4 horas Retweet
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros