Triatleta Igor Amorelli busca no Havaí o sonhado título de Homem de Ferro - Esporte - O Sol Diário

Mundial de Ironman13/10/2017 | 15h32Atualizada em 13/10/2017 | 16h55

Triatleta Igor Amorelli busca no Havaí o sonhado título de Homem de Ferro

Prova é neste sábado, em Kona, com a participação de 59 competidores na elite masculina

Triatleta Igor Amorelli busca no Havaí o sonhado título de Homem de Ferro Romulo Cruz/Divulgação
Igor Amorelli conquistou a vaga para Kona em maio, no Ironman Brasil, realizado em Florianópolis Foto: Romulo Cruz / Divulgação
DC Esportes
DC Esportes

O triatleta Igor Amorelli será o representante brasileiro no Ironman World Championship (Mundial de Ironman), neste sábado, em Kona, Havaí. É a quinta participação dele na prova, considerada a maior do planeta. No total, 59 competidores largam na elite masculina. Serão 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida para alcançar o sonhado título de Homem de Ferro.

Este ano, Igor teve uma temporada consistente para confirmar a vaga no Iroman. Tanto que o passaporte para Kona foi carimbado em maio, no Ironman Brasil, em Florianópolis. 

— Nossa preparação para Kona foi muito boa. Conseguimos treinar bem e estou contente com a minha forma. Agora é transferir tudo que fizemos para o dia da prova — planeja o triatleta, que é mineiro de nascimento, mas veio para Balneário Camboriú com a família na infância.

Há duas semanas no Havaí, Igor ajustou detalhes e alinhou a preparação à espera da prova. Fez treinos mais fortes no início e, nos últimos dias, diminuiu a intensidade, com trabalhos mais curtos e cuidados com a alimentação. Ele sabe das dificuldades que encontrará e que a batalha pelas primeiras colocações será até o final. 

— O que eu aprendi com tudo que aconteceu no ano passado é que nunca será fácil. A preparação foi muito boa, mas não quer dizer que a prova não será dura. Kona te cobra o tempo inteiro e é preciso lutar até o fim — resume o triatleta, que promete dar o seu melhor.  — Cada preparação para Kona é diferente. Posso dizer que treinei muito bem e agora é na hora. Todos que estão largando estão bem treinados e eu espero fazer o meu melhor. Gostaria de agradecer ao apoio de todos. Continuem torcendo e enviando boas energias, pois será uma competição dura. Vamos lutar até o final.

Mundial de Ironman 

A largada do Ironman World Championship é na praia de Dig Me Beach, no píer de Kailua. O percurso de quase 3.900 metros de natação é feito em ida e volta ao longo da baía de Kailua. 

Após a primeira transição, os triatletas partem para os 180 km de pedal, que inicia na Kwakini Highway e segue até a subida da Palani Road. De lá, os triatletas acessam a Queen K Highway. O retorno do ciclismo, feito também em apenas uma volta, é um dos mais difíceis da competição: a subida de Hawi. Localizado ao noroeste, no meio do Oceano Pacífico, o local exige ao extremo dos competidores, com rajadas de ventos que podem chegar aos 90 km/h.

Encerrado o ciclismo, os atletas encaram os 42 km da Maratona. Os 16 km iniciais são na Alií Drive, que dá acesso, novamente, à subida da Palani Road, e depois Queen K Highway. O retorno é feito no Energy Lab, com os atletas seguindo para Palani Road e, após, a reta final na Ali´i Drive.

Esta é a quinta participação de Igor Amorelli na prova em Kona. O melhor resultado foi em 2013, na sua estreia, quando ficou na 13ª colocação. com o tempo de 8h34min59 (é o melhor tempo já obtido por um brasileiro no evento).

Será possível assistir ao evento, a partir das 13h15min (horário de Brasília), aqui.

Retrospecto de Igor Amorelli na temporada 2017
Ironman 70.3 Buenos Aires – (12 de março) – 3º colocado
Ironman 70.3 Oceanside (01º de abril) – Não completou
Ironman 70.3 Palmas (23 de abril) - Campeão
Ironman Florianópolis (28 de maio) – 3º colocado
Ironman 70.3 Equador (30 de julho) – Não completou 

Retrospecto de Igor Amorelli em Kona:
2013 – 13º lugar – 8h34m59s – Recorde brasileiro em Kona
2014 – 25º lugar – 8h52m37s
2015 – 33º lugar – 9h34m17s
2016 – Não completou

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioFigueirense faz promoção de ingresso para despedida da temporada https://t.co/dBc8O6rWl7há 3 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioFigueirense faz promoção de ingresso para despedida da Série B https://t.co/o6LhPdZ4FJhá 3 horas Retweet
O Sol Diário
Busca