Novamente Avaí define destino em campeonato na rodada final - Esporte - O Sol Diário

Série A28/11/2017 | 05h45Atualizada em 28/11/2017 | 05h45

Novamente Avaí define destino em campeonato na rodada final

Desde 2014, equipe azurra tem último jogo de torneio para saber em que divisão vai estar na temporada seguinte

Novamente Avaí define destino em campeonato na rodada final Alvarélio Kurossu/Agencia RBS
Como em 2017? Há três anos, Avaí vencia e dois adversários tropeçaram para que time azurra voltasse à Série A Foto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS
João Lucas Cardoso
João Lucas Cardoso

joao.lucas@somosnsc.com.br

Derradeira e decisiva. O Avaí vai decidir o futuro no único e último jogo do Campeonato Brasileiro. Depois de vencer o Atlético-PR em casa, o Leão vai a Santos para encarar os donos da casa. Além da dependência da vitória, espera que pelo menos dois dos três adversários diretos (Vitória, Coritiba e Sport) terminem o Brasileirão com tropeços. Os azurras têm pela frente um dia decisivo no próximo domingo. Mas não vai ser o último na história recente do clube.

Em 2015, por exemplo, o Avaí “decidiu” a vida na última rodada nas duas competições que preencheram o calendário, o Catarinense e a Série A do Campeonato Brasileiro. No Estadual, a equipe entrou no quadrangular contra o rebaixamento e lutou contra a queda até a última rodada. Chegou em boas condições e bastou o empate com o Atlético de Ibirama, que também ficava na primeira divisão de Santa Catarina com a igualdade.

Porém, o Leão não teve a mesma sorte com o empate na rodada final do Brasileirão. Naquele ano, o conjunto azurra também chegou ao último jogo do campeonato na necessidade de vencer para ficar na elite nacional, e sem depender de outro time. Porém, o Avaí empatou em 1 a 1 com o já campeão Corinthians e não resistiu. O arquirrival Figueirense ganhou do Fluminense e o resultado foi determinante para a queda.

Porém, no ano anterior, o sentimento foi bem diferente quando o Leão fez o último jogo em 2014 – e de forma muito similar ao que precisa a equipe neste domingo. O conjunto azul e branco entrou na rodada final com pequenas chances de conseguir deixar a Série B daquele ano para ir à elite. O time comandado por Geninho precisava vencer o Vasco em casa e torcer para que Atlético-GO e América-MG não ganhassem. Foi exatamente o que aconteceu.

Neste domingo o Avaí terá de triunfar sobre o Santos na Vila Belmiro para chegar aos 45 pontos. Paralelamente, dois dos três adversários diretos não podem vencer. O Vitória (43 pontos) encara o Flamengo no Barradão, o Coritiba (43) vai enfrentar a Chapecoense em Chapecó e o Sport (42) tenta ganhar do Corinthians na Ilha do Retiro. Dos quatro, dois podem ficar na Série A. O Atlético-GO e a Ponte Preta já estão rebaixados.

Brasileirão de 2015
Chegou na última rodada precisando da vitória para ficar na elite nacional. Porém, empatou em 1 a 1 com o Corinthians e foi ultrapassado na pontuação pelo arquirrival Figueirense, que ficou na Série A.

Catarinense de 2015
A equipe chegou à última rodada do quadrangular contra o rebaixamento precisando apenas de um empate para não ir à segunda divisão do Catarinense. Ficou no 1 a 1 com o Atlético de Ibirama e não foi rebaixado.

Série B de 2014
Aconteceu justamente o que precisa para que o Avaí fique na Série A: ganhar seu jogo e torcer por dois tropeços de adversários. Naquela rodada decisiva, o Leão bateu o Vasco em casa, enquanto o Boa Esporte perdeu para o Icasa e o Atlético-GO foi derrotado pelo Santa Cruz. O resultado colocou o Leão na elite nacional do ano seguinte. 

Leia mais:
Confira a tabela da Série A
Leia outras notícias sobre o
Avaí

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioCatarinenses conhecem adversários na estreia da Copa do Brasil; Figueirense terá viagem mais longa https://t.co/I1lBJJZr7Ihá 9 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioPorto Belo desiste de projeto de adutora na praia https://t.co/ljiSWTdCbvhá 10 horas Retweet
O Sol Diário
Busca