Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina começa nesta quinta-feira - Esporte - O Sol Diário
 

29ª edição31/01/2018 | 20h16Atualizada em 31/01/2018 | 20h16

Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina começa nesta quinta-feira

Competição acontece na Sede Oceânica do Iate Clube, na praia de Jurerê, em Florianópolis

Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina começa nesta quinta-feira Gabriel Heusi / Heusi Action/Heusi Action
Em quatro dias de disputa, 250 tripulantes são esperados na competição em Jurerê Foto: Gabriel Heusi / Heusi Action / Heusi Action
DC Esportes
DC Esportes

Principal competição de vela oceânica do Sul do Brasil, a 29ª edição do Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina terá início nesta quinta-feira, dia 1º de fevereiro. O evento, que terá quatro dias de duração, está programado para acontecer na raia de Jurerê, na Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, e vai reunir 250 tripulantes de 35 embarcações.

– Conseguimos superar o quantitativo de embarcações para esse ano. Serão perto de trinta e cinco equipes e 250 velejadores na raia, o que representa um aumento de 20% com relação à última edição. Acredito que o Circuito Oceânico 2018 tenha dois pilares fundamentais para esse crescimento. A primeira delas é a mudança no formato, com duas raias. A segunda é a parte social do evento – disse Lucas Reis, gerente de eventos do Iate Clube de Santa Catarina.

A 29ª edição promete ser uma das mais competitivas da história. Presidente da Comissão de Regatas, Ricardo Navarro explicou que serão duas raias  para possibilitar regatas específicas de acordo com o perfil das classe. Cruzeiro, Bico de Proa e Multicascos, por exemplo, terão quatro dias com regatas de percurso. Nas demais, serão realizadas uma regata longa e cinco barla-sota, ou uma média no lugar de uma barla-sota, dependendo das condições.

– Todas essas mudanças visam deixar a competição ainda mais atraente para as tripulações, pois cada classe terá regatas de acordo com o seu perfil. Com isso a disputa será ainda maior elevando o nível técnico da competição. Importante lembrar que tais mudanças também atraem um número maior de velejadores para a raia como pode ser visto na edição desse ano – falou Navarro.

A expectativa é de que a 29ª edição do Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina comece com uma regata longa, assim como ocorreu nos últimos anos. A certeza, porém, será apenas na manhã dessa quinta, quando a comissão faz a avaliação das condições para definir se as disputas serão de percurso ou barla-sota.

Atuais campeões do Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina:
C30 - Portobello
ORC - Pajero
IRC - Inae/Transbrasa
RGS Geral - Cherne
HPE-25 - Força 12
Cruzeiro – Carino

Leia mais notícias sobre o esporte catarinense

O Sol Diário
Busca