A 120 dias do início da Copa do Mundo, Tite tem Seleção quase definida - Esporte - O Sol Diário
 

Há vagas14/02/2018 | 08h07Atualizada em 14/02/2018 | 08h07

A 120 dias do início da Copa do Mundo, Tite tem Seleção quase definida

Ao menos seis lugares ainda estão desocupados na lista de convocação para o Mundial

A 120 dias do início da Copa do Mundo, Tite tem Seleção quase definida Andréa Graiz/Agencia RBS
Tite vai convocar a Seleção Brasileira em maio Foto: Andréa Graiz / Agencia RBS

A exatos quatro meses do início da Copa do Mundo, na Rússia, uma pergunta ainda intriga os brasileiros apaixonamos por futebol: quais serão os 23 convocados da Seleção do técnico Tite? A resposta definitiva será conhecida apenas em maio, quando o treinador fará a convocação final. Mas já é possível ter um esboço. Pelo menos 17 nomes estão "quase lá", isso com base nas últimas listas para os jogos pelas Eliminatórias e também amistosos. Assim, restam seis vagas abertas e em torno de 20 candidatos para preenchê-las.

As certezas é que nomes como Neymar, estrela do milionário PSG, da França, e Philippe Coutinho, que recentemente trocou o Liverpool pelo Barcelona, da Espanha, estarão na lista do técnico da Seleção Brasileira. A dupla, aliás, é a mais cara do futebol mundial na atualidade. A relação de "praticamente garantidos" na Rússia, a partir de junho, ainda tem o goleiro Alisson, da Roma, os zagueiros Marquinhos e Thiago Silva e o lateral Daniel Alves, trio do PSG, o meia Paulinho do Barcelona e outros frequentemente convocados.

Tite afirma que a lista com os 23 nomes não está definida. Ele, inclusive, deixou claro que utilizará os amistosos de março contra Rússia, no dia 23, em Moscou, e Alemanha, no dia 27, em Berlim, para eliminar as dúvidas e, assim, elaborar a relação final. A convocação para esses confrontos será feita no dia 2 de março, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Nesta data, o técnico dará o indicativo de quais serão os representantes brasileiros. 

Paris Saint-Germains Brazilian forward Neymar looks on during the French League Cup football semi-final match between Rennes and Paris Saint-Germain at the Roazhon Park stadium in Rennes on January 30, 2018. / AFP PHOTO / DAMIEN MEYER
Neymar é o capitão e principal nome da Seleção Foto: DAMIEN MEYER / AFP

De acordo com as convocações recentes, as vagas abertas são para um goleiro, um lateral direito, um zagueiro, dois meio-campistas e um atacante. A pedido de Tite, a comissão técnica da Seleção se dividiu para acompanhar jogos que contam com o chamados "convocáveis". A partir do relatório de desempenho desenvolvido pelos profissionais é que o treinador vai finalizar a lista com os 23 jogadores para atuar na Copa do Mundo.

Cássio e Fágner, ambos do Corinthians, surgem como possibilidades para o gol e lateral-direita. Na zaga, o favorito para a quarta vaga é Jemerson, atualmente no Monaco. O meio de campo tem uma disputa acirrada, mas Giuliano, que atua pelo Fenerbahce, e Arthur, volante do Grêmio, são fortes candidatos. Enquanto que a última vaga no ataque deve ficar entre Diego Souza, do São Paulo, e Taison, do Shakhtar Donetsk. 

Diferente das últimas edições, quando a lista trouxe algumas surpresas, a relação de Tite dificilmente vai fugir do que o treinador tem convocado. Alguns casos ficaram marcados e foram contestados pelos torcedores. Em 2010, por exemplo, o então técnico Dunga chamou o atacante Grafite, que atuava pelo Wolfsburg, da Alemanha. Em 2014, foi a vez de Felipão repetir a dose com a convocação do zagueiro Henrique, então no Napoli.

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 26.01.2018. Grêmio treina com e equipe principal no CT Luiz Carvalho.Na foto, volante Arthur.Foto: André Ávila/Agência RBS
Arthur está na disputa por uma das seis vagas abertasFoto: André Ávila / Agencia RBS

Depois da convocação final, a Seleção deve realizar mais três amistosos - um no Brasil e dois na Europa - antes da estreia no Mundial, no dia 17 de junho, contra a Suíça, em Rostov. Na primeira fase, o time de Tite ainda vai ter como adversários pelo grupo E a Costa Rica, no dia 22, em São Petesburgo, e a Sérvia, no dia 27, em Moscou. 

17 atletas têm lugar praticamente garantido na Copa

Goleiros: Alisson (Roma) e Ederson (Manchester City)
Laterais: Daniel Alves (PSG), Marcelo (Real Madrid) e Filipe Luís (Atlético de Madrid)
Zagueiros: Miranda (Inter de Milão), Marquinhos (PSG) e Thiago Silva (PSG)
Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Mancheste City), Paulinho (Barcelona), Renato Augusto (Beijing Guoan), Willian (Chelsea) e Philippe Coutinho (Barcelona)
Atacantes: Neymar (PSG), Gabriel Jesus (Manchester City) e Roberto Firmino (Liverpool)

20 nomes brigam por seis vagas

Goleiros: Cássio (Corinthians), Marcelo Grohe (Grêmio) e Vanderlei (Santos)
Lateral-direito: Danilo (Manchester City), Fabinho (Monaco) e Fágner (Corinthians)
Zagueiros: Geromel (Grêmio), Gil (Shandong Luneng) e Jemerson (Monaco)
Meio-campistas: Arthur (Grêmio), Douglas Costa (Juventus), Fred (Shakhtar Donetsk), Giuliano (Fenerbahce), Lucas Lima (Palmeiras) e Talisca (Besiktas)
Atacantes: Diego Souza (São Paulo), Dudu (Palmeiras), Malcom (Bordeaux), Taison (Shakhtar Donetsk) e William José (Real Sociedad)

Veja a tabela completa do Estadual
Leia mais notícias sobre o
Catarinense 2018

O Sol Diário
Busca